Comportamento

Projeto de restauro da subprefeitura é apresentado em Nova Pádua

Projeto de restauro da subprefeitura é apresentado em Nova Pádua
Foto: Rafaela Grandi/Grupo RSCOM

Ocorreu na tarde desta sexta-feira (18), a apresentação do projeto cultural de Restauro e Reabilitação da Subprefeitura de Nova Pádua. A solenidade se deu na sede da mesma e contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, autoridades locais, patrocinadores do projeto, soberanas da 15ª Feprocol, Mamas Mia, convidados, empresas responsáveis pela gestão e execução das obras e imprensa.

Foto: Rafaela Grandi/Grupo RSCOM

O objetivo do projeto é devolver à comunidade o bem cultural que possui forte apelo afetivo. Patrimônio municipal tombado, o prédio abrigava a Subprefeitura de Nova Pádua quando a localidade era distrito de Flores da Cunha, até o início da década de 1990. Com o restauro a edificação proporcionará a modernização do Museu e Arquivo Histórico Municipal, a instalação de nova exposição museográfica e a implantação do Plano Museológico. Também será agregada uma nova edificação, destinada a abrigar a Biblioteca Pública Flávio Luis Ferrarini. A sede do Instituto dedicado ao escritor também será instalada no local.

“É uma felicidade poder participar desse momento, desse projeto que foi aprovado por nós e que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Nós temos tido a alegria de viajar em muitos municípios, nós temos atualmente no Rio Grande do Sul 330 municípios com projetos culturais aprovados na nossa lei de incentivo. É uma alegria enorme e muito especialmente quando se trata de recuperação de patrimônio, por que isso trata das memórias das comunidades e a nossa riqueza está justamente nisso, na nossa diversidade, nas etnias que formam a nossa sociedade gaúcha. Então se tem a etnia italiana que será preservada, a memória por meio da recuperação desse prédio e da disponibilização dele, com outros usos mais contemporâneos para essa juventude é muito bacana. Então eu estou muito feliz hoje de ter vindo a Nova Pádua para acompanhar esse momento”, relata Beatriz Helena Miranda Araújo Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul

Foto: Rafaela Grandi/Grupo RSCOM

O acesso e a aproximação da comunidade ao complexo cultural se darão, ainda, com a realização de amplo projeto pedagógico, que contemplará oficinas de crônicas e poesias nas escolas públicas, concurso literário e publicação, peça teatral e a produção de um vídeo documentário sobre a história da subprefeitura e seu forte vínculo com a comunidade local.

O projeto cultural foi aprovado em 2022 pelo Conselho Estadual de Cultura e conta com a participação das empresas patrocinadoras. Financiada pelo Pró-Cultura RS e Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa é do Instituto Flávio Luis Ferrarini com apoio da Prefeitura de Nova Pádua.

Foto: Rafaela Grandi/Grupo RSCOM

Após a solenidade houve um ato simbólico de início às obras. O evento foi animado pela banda Santa Cecília.