Segurança

Projeto de horta comunitária é desenvolvida na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul

Foto por Lucas Munaretti
Foto por Lucas Munaretti

A primeira safra da horta comunitária da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (PECS), no Apanhador, começou ser colhida. A mesma foi inaugurada em outubro do ano passado, com cerca de 800 unidades de alimentos. Agora, devem ser colhidos entre 1500 a 1600 unidades como alface, rúcula, repolho e tomate. A ação busca a ressocialização dos detentos, assim como a doação dos produtos para o Banco de Alimentos, que deve redistribui-los. Segundo os agentes penitenciários, para a próxima horta, objetivo é dobrar o número de detentos trabalhando e ampliar a colheita para 2 mil itens.

A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, visitou nesta quinta-feira (10/03) o espaço. Ela também acompanhou o andamento da horta comunitária produzida no local. Também conheceu as instalações do presídio, que começou a receber as obras de salas de aula para os detentos. Paula também conheceu os espaços de obras para três novas salas de aula, uma área de trabalho e uma biblioteca. As antigas salas de aula do local não suportam o número de alunos atualmente. As novas salas serão destinadas para a renovação da biblioteca, que tem aumentado o estoque, e aulas de ensino fundamental e médio para detentos que não tenham completado os estudos.

No encontro, foi visitada ainda a Unidade Básica de Saúde prisional. Os enfermeiros que atuam no local explicaram a situação e o funcionamento dos trabalhos. A vice-prefeita também conheceu o resto das instalações da penitenciária acompanhada do Rodrigo Postiglione, presidente da Sinduscon, responsável pela realização das obras; Alzani Pioner, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e agentes penitenciários.