
O projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa, recebeu no último sábado (8) diferentes instituições que fazem parte da rede de segurança pública da cidade, sendo elas a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Secretaria de Segurança Trânsito e a Polícia Rodoviária Federal. A ação foi realizada nas dependências da corporação.
O foco do encontro foi debater um pouco das competências de cada força e suas áreas de atuação, para depois focar na prevenção de acidentes e mortes no trânsito que era a principal proposta do módulo.
O bate-papo durou cerca de duas horas, sendo debatidas as rotinas, as peculiaridades, as demandas, as estatísticas e as principais causas de acidentes que são percebidas no dia a dia, tendo como destaque a alcoolemia, a falta de atenção/distração, excesso de velocidade, ultrapassagens em locais indevidos, falha mecânica e obstáculos na pista. O objetivo foi destacar o quanto o fator humano está intimamente relacionado aos sinistros e o quanto é necessário a educação e mudança de comportamento no trânsito, para que assim tenhamos mais segurança e responsabilidade para com os outros.
Após, houveram ainda questionamentos e dúvidas por parte da garotada, onde os representantes das instituições sempre responderam de forma a trazer a conscientização tão necessária para esses alunos que em breve serão os futuros motoristas. Ainda, os alunos ainda confeccionaram cartazes de prevenção a acidentes, de forma a mostrar o quanto era necessário levar essa reflexão para os diferentes ambientes de convivência.