Caxias do Sul

Programa ‘Turismo Rural’ de Caxias do Sul qualifica produtores e trabalhadores da região

Atividades seguem até outubro e estão sendo realizadas na Terceira Légua, zona rural do Município

Turismo Rural
Foto: Divulgação / SDEI

O programa ‘Turismo Rural’, iniciativa de qualificação profissional gratuita promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul, está em pleno desenvolvimento, com um calendário de atividades que se estende até outubro. Executado por meio do Capacita Caxias, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), o programa visa capacitar produtores e trabalhadores para promover o turismo na região. Conta com o apoio da Secretaria de Turismo, da Pousada Bom Pastor, do Sindicato Rural e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O secretário da SDEI, Jorge Catusso, destacou a importância do programa para a valorização das potencialidades locais.

“Como filho do interior, sei que temos muitas potencialidades. A nós, enquanto Poder Público, nos cabe oportunizar e capacitar os moradores da zona rural para que eles também percebam os potenciais que eles têm, tanto nas suas propriedades quanto em toda a região. O bom turismo, aquele que enche os olhos, está nas coisas simples, na boa comida, na boa receptividade e na natureza. E os grandes acontecimentos como pandemia, situação climática, conflitos no exterior, fizeram com que o turismo se voltasse para a nossa região e a Serra Gaúcha está privilegiada nesse cenário”, afirmou Catusso.

Recentemente, cerca de 25 pessoas concluíram o módulo de Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas. Nos próximos meses, duas turmas em andamento serão capacitadas nos módulos de Implantação dos Pontos de Vendas e O Serviço de Restaurantes Rurais. Além disso, o programa busca consolidar as ações desenvolvidas ao longo de mais de um ano de atividades.

O gerente administrativo da Pousada Bom Pastor, Wisler Vigano, enfatizou a parceria com a SDEI e a importância da capacitação para o desenvolvimento do turismo rural.

“A Pousada Bom Pastor é o ponto principal de encontro para a parte teórica deste programa. É um orgulho contribuirmos para a profissionalização voltada para o mercado de trabalho, em várias áreas de atuação rural e com cunho educativo para promoção social. O Beato Tiago Alberione, nosso fundador, expressava: ‘Progredir um pouquinho por dia’. E, nesse propósito, seguimos juntos contribuindo para o trabalhador, produtor rural e suas famílias adquirirem conhecimento, desenvolver suas habilidades pessoais e sociais contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, comentou Vigano.