IURE SANGUINIS

Consulado da Itália convoca mais mil inscritos para reconhecimento de cidadania

É a primeira entrega da documentação de Cidadania iure sanguinis de 2025

Nesta etapa, serão chamados mil números cadastrados para agendamento, o que pode contemplar até 5 mil pessoas. (Foto: Reprodução)
Nesta etapa, serão chamados mil números cadastrados para agendamento, o que pode contemplar até 5 mil pessoas. (Foto: Reprodução)

O Consulado-Geral da Itália, em Porto Alegre, convocou mais mil pessoas para entrega de documentos referentes ao reconhecimento da Cidadania Italiana. É a primeira entrega da documentação de Cidadania iure sanguinis de 2025. Nesta etapa, serão chamados usuários entre os números 16.001 e 17.000 da lista de espera.

Conforme a entidade, o prazo se estende até o dia 31 de março. A solicitação pode ser feita pelo e-mail [email protected], informando o número de agendamento e a lista dos familiares incluídos no processo.

Para facilitar e atender às necessidades dos usuários, o consulado pede somente um familiar responsável, que faça parte dos requerentes, deverá se apresentar, na data prevista, munido de procuração simples e cópia do documento de identificação dos demais familiares. Nesta ocasião também será feito o pagamento da taxa de 600 euros para cada um dos requerentes maiores de idade.

O cônsul-geral Valério Caruso ressalta a quantidade de pessoas que serão contempladas com a convocação, e a representatividade do momento.

“Foram chamados mil cadastros, mas como cada número corresponde a um núcleo familiar, temos uma média de 5 mil pessoas envolvidas no processo e com direito a receber a Cidadania iure sanguinis. A intenção é realizar mais convocações logo em seguida, e chamar em um curto período de tempo até o número 20.000 da fila”, projeta Caruso.

O esforço do Consulado tem agilizado os trâmites de entrega das documentações. No ano passado, Porto Alegre foi o segundo consulado do mundo em números de reconhecimento da cidadania italiana, ficando atrás apenas de Buenos Aires, na Argentina, que conta com contingente bem mais elevado de funcionários, em comparação à estrutura gaúcha.

A entidade confirma que todos os processos depositados até dezembro de 2023 já estão em andamento. Ao todo, estima-se que mais de 120 mil pessoas estão na fila do reconhecimento.