Bento Gonçalves

Professor Rodrigo Monteiro é eleito diretor-geral do IFRS campus Bento

(Foto: Redes Sociais/Divulgação)
(Foto: Redes Sociais/Divulgação)

Após as eleições da última quarta-feira (2), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) do campus Bento Gonçalves elegeu seu novo diretor-geral. Trata-se do professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro. Ele assume a gestão 2020 /2024.

O processo se deu durante consulta à comunidade de forma democrática. O diretor deve tomar posse na metade do mês de fevereiro do próximo ano dando inicia a gestão. O professor fala da alegria em ter sido eleito.

“A satisfação de assumir a direção do campus é muito grande. Me sinto muito honrado de ter sido escolhido pela comunidade, especialmente pelos nossos estudantes, tenho contato direto com eles, então entendemos as reais demandas destes alunos”, diz.

Os Institutos Federais vem passando por momentos difíceis nos últimos anos com diversos cortes financeiros, Rodrigo fala sobre as reduções que devem ser enfrentadas durante sua administração.

“Estamos enfrentando um cenário um pouco desafiador na questão orçamentária, neste ano nós tivemos vários problemas de contingenciamento e nosso orçamento para o próximo ano deve permanecer o mesmo, mas na prática até diminui um pouco, porque ele não terá nenhum reajuste e os contratos que a gente tem normalmente eles sofrem alguns ajustes anuais”, conta.

O diretor eleito que deve seguir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que norteia todo planejamento da instituição entre os anos 2019 a 2023.

“Estamos trabalhando, temos outras alternativas, buscar recursos, sempre obviamente trabalhando e brigando pelo nosso orçamento que é algo constitucional que é um direito de todos a educação pública. Nosso planejamento para a gestão, ela compreende e devemos atender a PDI, então temos que nos basear nesse documento em nossas próximas ações”, afirma.