O Procon de Bento Gonçalves emitiu um alerta à população nesta segunda-feira (30/10) sobre uma onda crescente de golpes envolvendo serviços falsos. O órgão registrou uma série de queixas, especialmente relacionadas a pagamentos feitos por consumidores, que posteriormente descobriram se tratar de boletos fraudulentos adquiridos por e-mail e WhatsApp. Entre as principais denúncias, estão compras online e solicitações de empréstimos, entre outras artimanhas virtuais. Somente no mês de setembro, o Procon-BG recebeu 30 denúncias dessa natureza.
Maciel Giovanella, coordenador do Procon-BG, alertou a população sobre a prática criminosa e forneceu orientações para evitar cair nesses golpes. “Nesses casos o consumidor precisa buscar mais informações, como, por exemplo, o protocolo de atendimento, a pessoa com quem se está conversando, e, principalmente, certificar se o boleto é verdadeiro ou não, o que normalmente só é constatado no ato de pagamento, mas tem que se certificar. Também, cabe destacar que os verdadeiros canais de atendimento jamais solicitam para o consumidor realizar depósito via pix para CPF do atendente ou CPF em geral”.
Giovanella destacou ainda que o Procon-BG intensificou os esforços preventivos nos últimos meses em relação a golpes e fraudes virtuais. Ele enfatizou a importância de os consumidores estarem alertas e, ao suspeitarem de ofertas ou métodos de pagamento, procurarem imediatamente o Procon para denunciar e evitar situações desse tipo.
O coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, identificou os três golpes virtuais mais comuns que estão atingindo os consumidores:
1) Ofertas de empréstimos feitas pelo WhatsApp;
2) Recebimento de boletos falsos por e-mails e links fraudulentos;
3) Compras realizadas pela internet através de redes sociais, uma prática que não é recomendada.
Os consumidores que encontrarem irregularidades nas relações de consumo podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves pelo telefone (54) 3055-8547/(54) 3055-8544 ou pessoalmente, na Rua Mal. Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denunciar ou obter assistência. O atendimento é realizado das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.