Comportamento

Procon Caxias implementa novo sistema para registro de reclamações e denúncias

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Foto: Divulgação/Procon

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Caxias do Sul, passa a atuar neste mês de maio, com novo sistema operacional para atendimento, registro de reclamações e denúncias. O sistema tem como diferencial a centralização do cadastro do fornecedor, que será atualizado e mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que assume agora a infraestrutura do sistema, a segurança e a proteção dos dados.

Segundo o coordenador do Procon, Jair Zauza, a inovação ocorreu na execução da segunda fase de implantação do programa Processos Administrativos e-Gov (Proa), em que todos os processos administrativos serão realizados eletronicamente, facilitando assim a notificação dos fornecedores, a movimentação interna dos mesmos e a economia de materiais de impressão. “O novo sistema (Pró-Consumidor) é muito mais ágil e trará benefícios ao consumidor por meio de uma única senha, em que as empresas visualizam e respondem às demandas de todo o Brasil. Aliado ao Proa, teremos agora todos os processos digitalizados”, comentou Zauza.

Como toda substituição de sistemas, se tem um tempo para adaptação, mas o Procon Caxias, com o empenho de todos os servidores e estagiários do órgão, tornou possível a aceleração deste processo de forma que não prejudicasse o atendimento aos consumidores. “Ainda serão necessários ajustes nos trâmites internos, mas já percebemos de forma positiva a atualização que possibilitará a economia de insumos de expediente e maior controle dos processos”, salienta o coordenador do Procon Caxias.

*Fonte Procon