Caxias do Sul

Procissões do Cristo Morto e Nossa Senhora das Dores ocorrem na tarde desta Sexta-feira Santa, em Caxias do Sul

Com início às 14h, após encontro dos fiéis, grupo retorna pela Sinimbu até a Catedral Diocesana, para ouvir a homilia do bispo e a oração

Procissões do Cristo Morto e Nossa Senhora das Dores ocorrem na tarde desta Sexta-feira Santa, em Caxias do Sul
Foto: Divulgação


Nessa Sexta-feira Santa (29) é dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Neste dia não se celebra missa, mas acontecem momentos de oração como a Via Sacra e a celebração da Paixão. Em Caxias do Sul, por exemplo, acontece a tradicional procissão do Cristo Morto, pelas ruas centrais. Neste ano, grupos vindos das paróquias São Pelegrino, São Leonardo Murialdo e São Pio X se juntam aos fiéis que acompanham a programação na Catedral e, às 15h, seguem pela avenida Júlio de Castilhos até a Rua Do Guia Lopes.

Já no entroncamento da Do Guia Lopes com a Rua Sinimbu, acontece o encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, esta que vem com um grupo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade Cristo Redentor. Após o encontro, todo o povo retorna pela Sinimbu até a Catedral Diocesana, para ouvir a homilia de Dom José Gislon e a oração sobre o povo.

Serão necessários bloqueios no trânsito devido às procissões de fiéis. Estão previstas cinco ações de bloqueio na área central do município e uma no bairro Santa Lúcia. No decorrer das procissões, as vias terão bloqueios para que os veículos não prejudiquem o trajeto dos fiéis.

Procissões 

Catedral Diocesana: Concentração na Rua Sinimbu, entre a rua Dr. Montaury e rua Marquês do Herval

*Bloqueios a partir das 13h

Procissão 01: saída às 14h da Paróquia de São Pelegrino, seguindo pela rua Sinimbu até a Catedral Diocesana;

Procissão 02: saída às 14h da Paróquia São Leonardo Murialdo, pela rua Dr. Montaury até a Catedral Diocesana;

Procissão 03: saída às 14h45 da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes pela rua Os 18 do Forte, seguindo na rua Guia Lopes, até a Sinimbu em direção à Catedral Diocesana;

Procissão 04: saída às 14h45 da Paróquia da Igreja do Cristo Redentor, seguindo pela rua Pedro Tomasi até a Rua Os 18 do Forte, dobrando à esquerda até a rua Guia Lopes, prosseguindo na rua Sinimbu até a Catedral Diocesana;

Procissão 05: saída às 15h da Catedral Diocesana, seguindo pela rua Dr. Montaury, até a Av. Júlio de Castilhos, na sequência, rua Guia Lopes, onde dobra à direita até a rua Sinimbu.

Comunidade Santa Lúcia: saída às 15h30, em frente à Igreja de Santa Lúcia (rua Jacob Luchessi), segue em direção à Ceasa, na rua Carmelindo Picolli, passa pela rua Frederico Guerra, em seguida, na rua Jacob Luchessi, até o acesso ao pátio da Igreja de Santa Lúcia.