A fabricante chinesa de veículos elétricos ofereceu ao presidente Lula um BYD Tan em comodato para ser usado pela Presidência da República durante um ano. A reunião entre a marca e a Presidência teve o intiuto de apresentar o plano de investimentos em uma fábrica no Brasil.
“Pela manhã, recebi representantes da BYD Brasil, empresa de automóveis elétricos, que vai criar sua primeira fábrica fora da Ásia no Brasil. Além da entrega de um carro elétrico para uso da Presidência da República, a BYD apresentou um relatório detalhado do plano de investimentos no Brasil, com foco na construção da fábrica de carros em Camaçari, na Bahia. Estima-se que serão mais de 10 mil postos de trabalho criados e R$ 3 bilhões de investimentos, fomentando a economia local e contribuindo para uma maior produção de veículos sustentáveis a partir de energia limpa. O Brasil com mais investimentos construindo o futuro”, comentou o Presidente Lula.
A BYD apresentou a planta do complexo fabril de Camaçari (BA), que terá investimento R$ 3 bilhões. A fábrica terá capacidade para produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da marca fora da Ásia. Com a fábrica, serão gerados 10 mil empregos na região, diretos e indiretos. A BYD também irá estabelecer um centro de desenvolvimento, que vai trabalhar em conjuntos mecânicos híbridos flex.
As obras na planta de Camaçari começarão nas próximas semanas, mas ainda não foi anunciada uma data oficial para o início da produção em sua nova fábrica, nem quais modelos serão produzidos no Brasil.
Características do BYD Tan
O BYD Tan é um SUV de sete lugares totalmente elétrico com baterias de alta capacidade de armazenamento. É o modelo mais caro da marca disponível no Brasil. O Tan conta com dois motores elétricos, um para cada eixo. Combinados, eles produzem 517 cv e 69,3 kgfm de torque. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.
A bateria do Tan tem 86,4 kWh e pode ser recarregada de 30% a 80% em 30 minutos em corrente contínua de 110 kW. A bateria tem 8 anos de garantia. A autonomia combinada do Tan, segundo o padrão do Inmetro, é de 437 km. O porta-malas do Tan tem 600 litros para 5 ocupantes e 235 litros para 7 lugares.
Resumo do BYD Tan
- Potência de 517 cv
- Torque de 69,3 kgf.m
- Velocidade máxima de 186 km/h
- Tempo de 0-100 de 4,6 segundos
- Câmbio automático de 1 marcha
- Tração 4×4
- Direção elétrica
- Suspensão dianteira tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal
- Autonomia enorme
- Conforto e luxo de sobra
- Assistência de direção mais completa do mercado
- Tela gigante no meio, parece Tesla
- 1.655 litros de espaço de carga atrás dos assentos da primeira fila
- Assentos traseiros rebatíveis e divididos em 60/40