Comportamento

Presidente das Filipinas ameaça prender não vacinados contra a Covid-19 que saírem nas ruas

Créditos: Erik de Castro/Arquivo/Reuters
Créditos: Erik de Castro/Arquivo/Reuters

Na última quinta-feira (06), o presidente das Felipinas, Rodrigo Duterte, autorizou prender as pessoas não vacinadas que saírem de suas casas durante o atual período de restrições impostas para frear os casos da variante ômicron da Covid-19.

De acordo com as informações divulgadas pelo G1, Duterte disse se tratar de uma emergência. “Devido ao fato de ser uma emergência nacional, minha posição é que podemos prender as pessoas que não se vacinaram”, explicou em uma mensagem.

As infecções diárias por coronavírus nas Filipinas atingiram o maior número desde 26 de setembro, com 17.220 casos na quinta-feira, segundo o Ministério da Saúde do país. Após o número de infecções triplicar no arquipélago nos últimos dias, 13 milhões de habitantes da capital, Manila, não vacinados têm ordem de permanecer em suas casas. Além disso, a mesma regra se encontra em vigor em outras províncias e cidades.

Por fim, as autoridades preveem que as infecções continuarão aumentando nos próximos dias e terão o ponto máximo alcançado no final do mês.