Esportes

Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei morre aos 89 anos

Walter Pitombo Laranjeiras estava afastado de suas atividades da CBV para cuidados com a saúde

Toroca (de máscara branca) ao lado do atual presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV/Divulgação)
Toroca (de máscara branca) ao lado do atual presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV/Divulgação)

O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Walter Pitombo Laranjeiras, conhecido como Toroca, morreu nesta quarta-feira (31). Aos 89 anos, ele estava afastado de suas atividades na entidade por motivos de saúde, e sua morte ocorreu em casa, na cidade de Maceió, em Alagoas.

Ele assumiu a Confederação Brasileira de Vôlei no ano de 2014 após a saída de Ary Graça, que rumou à presidência da Federação Internacional de Vôlei. Três anos depois, foi reeleito, o que também ocorreu no ano de 2021.

O atual presidente da CBV estava afastado desde fevereiro de 2023, quando iniciou tratamentos em São Paulo. Recentemente, Toroca voltou ao cargo em virtude de um caso envolvendo o jogador Wallace, em virtude do afastamento de seu vice, Radamés Lattari.

Lattari, inclusive, foi uma das primeiras personalidades do vôlei brasileiro a se manifestar nesta quarta sobre a morte.

“Amigos, infelizmente o voleibol brasileiro perdeu hoje sua maior liderança, e eu perdi um dos maiores amigos que a vida me presenteou, difícil enontrar palavras para descrevê-lo, mas acreditem um ser diferenciado, inteligente, amigo, companheiro, parceiro, família”, publicou em suas redes sociais.

Ainda nesta manhã, a CBV também emitiu nota de pesar em seu site.

“Com imenso pesar, a CBV comunica o falecimento de seu presidente, Walter Pitombo Laranjeira, o Toroca, aos 89 anos. Uma vida inteira de amor ao esporte, principalmente ao voleibol. Uma trajetória de realizações e dedicação, que ficará marcada na história do esporte nacional. Neste momento tão difícil, a CBV presta sua solidariedade à família e aos amigos, em especial a Gustavo Toroca, presidente da Federação Alagoana de Voleibol. Ao presidente Toroca, nosso muito obrigado e nossa eterna saudade”.