Comportamento

Prendas do CTG Sentinela da Serra de Garibaldi disputam títulos regionais, em Guaporé

A 52ª Ciranda Cultural de Prendas e 34º Entrevero Cultural de Peões acontecem neste sábado e domingo, dias 18 e 19, e também no dia 25 de junho

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Representando o CTG Sentinela da Serra, de Garibaldi, três jovens disputam neste sábado e domingo, dias 18 e 19, e também no dia 25 de junho, a fase regional da 52ª Ciranda Cultural de Prendas, da 11ª Região Tradicionalista, em Guaporé.

Após meses de preparo a 1ª prenda adulta, Talita Scudella Tonon; 1ª prenda Juvenil, Kanandra da Silva Nunes e a 1ª prenda Mirim, Caroline Treptow da Silva, passarão por provas que incluem apresentações artísticas com declamações e danças, além da mostra folclórica e prova escrita. Conforme a diretora cultural do Sentinela da Serra,  Vanessa Poletto, foram meses de empenho e muita dedicação.

“Sábado serão realizadas as apresentações artísticas, as prendas irão declamar e dançar. No domingo, a mostra folclórica,  que é momento em que elas apresentam a pesquisa que fizeram durante o tempo de preparação para o concurso. A prenda mirim falará sobre cantos e cantigas e as prendas juvenil e adulta explanarão a respeito das joias e acessórios que compõe a indumentária feminina do RS. Já no próximo final de semana, no dia 25, acontece a prova escrita com divulgação do resultado da disputa durante o baile”, explica.

Durante o evento, organizado pelo CTG Estirpe Gaúcha, que é o Centro de Tradições Gaúchas da atual 1° Prenda da 11ª Região Tradicionalista, também acontece o 34º Entrevero Cultural de Peões. Após a fase regional, os primeiros cargos nas suas respectivas categorias representação a 11ª Região Tradicionalista  na 52ª Ciranda Cultura em sua fase estadual, na cidade de Rio Grande, em maio de 2023.