
A Câmara de Vereadores de Farroupilha entregou na noite desta segunda-feira (07), o Prêmio Destaque Cultural 2022 para cinco personalidades da arte por suas histórias e desenvolvimento artístico. O reconhecimento passou pela avaliação do Conselho Municipal de Cultura e por uma Comissão Especial de parlamentares.
O Destaque Cultural é destinado a artistas do município que se destacaram dentro de suas áreas sendo referências a classe artística farroupilhense. Neste ano, o título foi entregue para cinco distintas categorias.
Nas artes mistas o prêmio foi para Henrique Rodrigues de Campos, que com 80 anos, passou grande parte de sua vida desenvolvendo o manejo de couro, onde alinhou a prática com a cultura tradicionalista e tornou-se referência na produção de relhos, laços, boleadores, cintos, bainhas entre outros.
Na música, Homero Couto foi lembrado com 25 anos de carreira, cantor e compositor, lembrado por canções nacionais românticas e pelo segmento religioso. Possui um CD gravado e atua no formato voz e violão ou em um grupo com mais três músicos.
Nas artes plásticas, o agraciado foi Thomaz Martins Neto. O escultor teve sua primeira obra reconhecida em 1983. O artista desenvolve trabalhos de cenografia, obras com diversos matérias, entre eles metais, arames e papelão.
Na categoria dança, Rodrigo do Santos, envolvido com o tradicionalismo foi premiado. Ele é instrutor de dança a cerca de 30 anos, tendo seu trabalho apresentado em todo Estado e internacionalmente no Estados Unidos.
Por fim, no folclore, o Grupo Eco do Meu Grito, que tem mais de três décadas apresentando as mais variadas culturas brasileiras através da dança foi premiado. o Grupo desenvolve cenas musicais com referências nacionais e latino americanas.
Além da outorga, o público presente pôde conferir um pouco do trabalho desenvolvido pelos artistas, alguns expostos no Plenário, outros desenvolvidos no palco através da música e dança.