
Nos dois primeiros meses do ano, 161 pessoas em situação de rua, entre 345 abordados, foram encaminhadas para os serviços de acolhimento. Nos últimos sete dias, desde o início da força-tarefa de atendimento à população de rua, houve nove acolhimentos e dois auxílios com passagens para retorno às cidades de origem. A ação busca promover tratamento digno à população vulnerável que tem se abrigado em espaços públicos, especialmente no centro da cidade e bairros adjacentes.
Além das intervenções diárias realizadas pelas equipes da Prefeitura, especialmente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundação de Assistência Social (FAS), Guarda Municipal e Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), foi elaborado um cronograma de atuação nas ruas da cidade. Esse planejamento visa à atuação integrada das equipes dos diversos serviços públicos, visando potencializar as ações para a população em situação de rua.
A SMS realizou três encaminhamentos para escutas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um paciente foi direcionado para acolhimento noturno e um paciente teve consulta agendada na Unidade Básica de Saúde (UBS) pelo consultório na rua.
A Guarda Municipal e a Codeca atuaram em 17 pontos da cidade nesta primeira semana, fornecendo suporte às ações.
Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2024, a FAS, por meio do Centro Especializado em Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop Rua) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), prestaram os seguintes atendimentos:
- 161 pessoas em situação de rua encaminhadas para acolhimento;
- 345 abordagens pelo Seas;
- 97 concessões de auxílio-passagem;
- 172 atendidas por meio de solicitações da comunidade.