Considerando a diminuição de internações por Covid-19 no Hospital Beneficente São Pedro e a diminuição sistemática de atendimentos nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Município, a Prefeitura de Garibaldi determinou, através de Decreto de nº 4.685, flexibilidade no uso obrigatório de máscaras.
Desde a última segunda-feira (5) o uso de máscaras permanece obrigatório apenas nos estabelecimentos públicos de saúde, tais como UBSs, Pronto Atendimento Ambulatorial (PAM) e hospital. Válido para trabalhadores da saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes. A máscara segue obrigatória no transporte de pacientes na área da saúde também. Assim, a máscara deixa de ser obrigatória em farmácias de Garibaldi.
Na maior cidade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul não obriga os usuários a usar máscara, deixando por critério das pessoas que usam o transporte público se usam ou não este item.
Em Farroupilha este uso é facultativo, também deixando por critério do ocupante do transporte se usa ou não a máscara. Destino de muitos turistas durante o ano, Gramado não obriga mais o uso do equipamento de segurança
Bento Gonçalves segue exigindo o uso da máscara no transporte coletivo. A legislação, no entanto avalia a continuidade da mesma para o futuro. Nota-se porém o baixo uso da máscara neste tipo de transporte.
Flores da Cunha segue exigindo o uso do acessório no transporte público. Através de um decreto, ainda sem data, o uso obrigatório das máscaras também não deve ser mais exigido.