O poder Executivo de Caxias do Sul entregou ao senador gaúcho Paulo Paim (PT), na tarde desta sexta-feira (10), um documento solicitando aumento dos valores destinados aos procedimentos de saúde de Média e Alta Complexidade (MAC). O ato aconteceu na Câmara de Vereadores, aonde o parlamentar teve agenda no seminário “Trabalho Decente sim, Trabalho Escravo não”, organizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Conforme a administração, o pedido vem no contexto de que Caxias recebe, hoje, menos recursos do Governo Federal para a saúde, em comparação a outros municípios de população igual ou menor, ao passo que atende uma região composta por 49 municípios. A chefe da pasta, Daniele Meneguzzi, informou recentemente que o município enfrenta um deficit de R$59 milhões no Teto MAC.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) também solicitou auxílio para qualificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e recursos para o projeto de ampliação da Ceasa Serra, que, de acordo com o executivo, não recebe investimentos desde 2009.