Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias lança plataforma aberta com dados e indicadores do município

Informações da Saúde estão acessíveis a partir desta quarta-feira (6) no Observa Caxias

Prefeitura de Caxias lança plataforma aberta com dados e indicadores do município
Foto: Daniela Xu/Prefeitura de Caxias

A prefeitura de Caxias do Sul apresentou nesta quarta-feira (06) o Observa Caxias, uma plataforma aberta com o intuito de reunir dados e indicadores do município. A Secretaria da Saúde foi a primeira pasta a inserir as informações. Nos próximos meses, segundo o executivo, a iniciativa irá alcançar, gradativamente, outras instâncias da administração.

O lançamento foi realizado durante o 2º Seminário do Escritório de Dados do Município, no Teatro Pedro Parenti. A plataforma já pode ser acessada no site da prefeitura ou pelo endereço observa.caxias.rs.gov.br.

Durante o encontro, que reuniu mais de 300 integrantes da administração e convidados, foram compartilhados avanços em duas áreas. Um delas é a implantação da governança pública municipal, que será transformada em projeto de lei a ser enviado à Câmara de Vereadores até o final do ano, segundo a prefeitura. Outra ação é o mapeamento de processos do município, para estabelecer políticas públicas com eficiência, que já está em andamento em dois pilotos, nas áreas de urbanismo e habitação.

“Todos esses movimentos convergem para a qualificação, a modernização e a transparência da gestão pública, por meio de instrumentos que transcendem esta administração. O Observa Caxias é uma ferramenta poderosa para compreender e explorar as informações essenciais sobre a cidade”, observou o prefeito Adiló Didomenico.

A coordenadora do Escritório de Dados, Suane Moschen, explicou que a ideia do projeto é dar visibilidade da administração pública para o cidadão.

“Apresentamos dados de diferentes fontes que auxiliam na tomada de decisões e criação de políticas públicas. Sabemos que uma cidade não nasce inteligente, ela é construída a partir de diversos fatores, aos quais queremos que a população tenha conhecimento e possibilidade de acesso”, disse

A professora e coordenadora do CityLivingLab da UCS, Ana Fachinelli, que auxiliou na metodologia do projeto, enfatizou a honra e o desafio que foi participar da criação da plataforma.

“No início tínhamos apenas planilhas em branco e o desafio de mobilizar as pessoas na construção dela. O objetivo da plataforma nada mais era do que fomentar uma cultura de dados para conhecimento do cidadão, elevando Caxias a outro patamar na região”, defendeu a professora.

A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, destacou a importância de ser a pioneira na disponibilização das informações. “Trabalhar com indicadores é fundamental para que possamos entregar à população tudo aquilo que ela precisa”, afirmou.

Estão abertos à população 75 indicadores da saúde de Caxias do Sul, em uma série histórica de 2015 a 2023, que abrange dados abertos de diversas plataformas e fontes (como IBGE, DataSus) e informações internas da própria secretaria.

O Seminário foi uma realização do gabinete da vice-prefeita Paula Ioris, em parceria com a Escola de Gestão Pública da Secretaria de Recursos Humanos e Logística e com o apoio da Universidade de Caxias do Sul, por meio de acordo de cooperação com o grupo de pesquisa City Living Lab. A criação da plataforma é um exemplo de aplicação prática dos estudos desenvolvidos pelo City Living Lab, que pode ser viabilizada com participação da Diretoria de Informações Geoespaciais (Digeo) da Secretaria de Planejamento Municipal.

Escritório de Dados

Implantado pelo Decreto 21.772, de 21 de outubro de 2021, o Escritório de Dados estabelece normas para definir, acompanhar e avaliar indicadores de desempenho e metas físicas do programa de governo, o que permite tomadas de decisão com maior assertividade e eficiência na gestão pública e governança.

O que o Observa Caxias abrange?

  • Acompanhamento dos Planos de Governo;
  • Metas Físicas dos Planos Plurianuais (PPA) e das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
  • Indicadores de desempenho da cidade por temas e por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Mapas temáticos de dados georreferenciados;