Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias investe R$ 8,6 milhões em novo prédio da Escola Municipal Laurindo Formolo

Prédio será construído do zero

projeto do novo prédioda escola (foto: divulgação)
projeto do novo prédioda escola (foto: divulgação)

A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou neste sábado (30) o projeto do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luiz Formolo, no bairro São Ciro II. O orçamento previsto para a construção é de R$ 8.640.000,00. Participaram cerca de 180 pessoas, entre pais, estudantes, equipe diretiva, professores e membros da comunidade, além da secretária municipal da Educação, Marina Matiello, e servidores da área de infraestrutura da Smed. O projeto foi apresentado pelo engenheiro civil Rodrigo Montemezzo, pelo arquiteto Lucien Pasquali e pela gerente administrativa Silvana Bioto.

Em uma área de aproximadamente 3.800m², a escola contará com dez salas de aula, biblioteca, sala dos professores, direção, secretaria, cozinha, refeitório, laboratório de informática, sala de artes, banheiros e despensa, além de um novo ginásio coberto e fechado. Será construído ainda um anfiteatro na área externa, com capacidade para 180 pessoas. Após análises técnicas, os engenheiros optaram pela demolição do atual prédio da Laurindo Formolo. Porém, não será necessário que os estudantes sejam transferidos. A instituição atende atualmente 357 estudantes da região.

Para o financiamento da obra, a prefeitura protocolou no dia 20 de novembro, em regime de urgência, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, um projeto de lei que solicita autorização para o Poder Executivo efetuar contratação de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa FINISA – Modalidade Apoio Financeiro, o qual contempla a Escola Municipal Laurindo Formolo.

A diretora da escola, Jaciara Viesser Bosi, destacou a importância do momento. “Sabemos da luta e do empenho para alcançar o nosso objetivo que até então parecia um sonho, mas que agora se concretiza com este projeto. Eu acredito que ficou ‘a nossa cara’, exatamente como nós queríamos”, comentou.