A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que está dando início a experimentação de ônibus elétricos no Transporte Coletivo Urbano, em parceria com a Marcopolo Next. Inicialmente, está prevista a alocação de um veículo elétrico no primeiro semestre de 2021. A assinatura do Termo de Compromisso entre as partes ocorre às 9h desta quinta-feira (12/11), na Prefeitura.
O Caxias Mobility Lab, projeto piloto para implementação de veículo elétrico movido à bateria, com carregamento por meio de plug-in, já está em desenvolvimento. De acordo com o cronograma, o ônibus passará por testes em pista fechada a partir de dezembro e, em seguida, irá operar uma linha experimental entre Ana Rech e a área central, pelas ruas Pinheiro Machado, Feijó Júnior e Sinimbu, além da BR-116.
Além de serem sustentáveis, os ônibus elétricos têm suporte para medição de telemetria e sistema de controle, “objetivos que a SMTTM espera introduzir na frota, a fim de solidificar informações sobre o desempenho dos veículos em tempo real”, explica o titular da SMTTM, Alfonso Willenbring Júnior. Entre os benefícios, estão monitoramentos da utilização da carga, de payload e do torque de saída do motor, bem como índices de temperatura e umidade. “Todos os dados auxiliam no desenvolvimento e no aperfeiçoamento do Transporte Coletivo Urbano”, reforça o secretário.