Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias e Sinduscon assinam acordo para destinação adequada de resíduos da construção civil

Anúncio foi feito em reunião-almoço que abriu a Semana Municipal do Meio Ambiente nesta quarta-feira (31)

Prefeitura de Caxias e Sinduscon assinam acordo para destinação adequada de resíduos da construção civil
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Caxias do Sul deu início a tradicional Semana Municipal do Meio Ambiente nesta quarta-feira (31), em reunião-almoço promovida pela administração municipal e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).

A presidente do Sinduscon, Maria Inês Menegotto dos Campos abriu o evento falando da importância da destinação correta de resíduos da construção civil e da preservação de áreas públicas. Reivindicou, também, a participação do sindicato no Conselho de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA). Ela conduziu, ainda, o descerramento da placa de homenagem ao ex-presidente da entidade, Rodrigo Postiglione.

Em seguida, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, destacou que a Semana do Meio Ambiente é um momento de reflexão. “Sempre defendo que o meio ambiente só quer uma coisa: respeito. […] O meio ambiente é obrigação de todos nós”, discursou. O mandatário lembrou de ações enquanto diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e exaltou a eficiência do aterro municipal Rincão das Flores.

Palestrante da reunião-almoço, o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), João Uez, contou um pouco do trabalho diário da pasta, junto aos servidores, e as dificuldades enfrentadas. Segundo ele, grande parte do esforço é concentrado em serviços públicos urbanos, e não em planejamento de políticas públicas para o meio ambiente e sustentabilidade.

Por outro lado, revelou avanços e pretensões do órgão público à frente das questões ambientais. O principal anúncio foi a assinatura de uma carta de intenções entre a Prefeitura e o Sinduscon visando a elaboração de estudos que apontem uma área no município que possa receber e tratar resíduos provenientes da construção civil. A ideia, segundo Uez, é que seja utilizado um espaço em que há atividades de britadores. No local, os restos de obras, especialmente caliças, serão triturados e poderão ser reutilizados.

“Dá para reutilizar em obras, mas, principalmente, no que diz respeito ao nosso interior, no cascalhamento. É um material altamente nobre. Ele vira quase que um asfalto concretado, por que ele tem concreto, tem cimento desmanchado. Vão ter muitas estradas do interior que não vai mais precisar fazer aquele cascalhamento e patrolamento de forma constante”, explicou.

O secretário projeta que, em cerca de 90 dias, sejam concluídos os estudos e sinalizada a área.

Outro tópico abordado foi o autolicenciamento ambiental. Com o intuito de agilizar a liberação de novos empreendimentos, a responsabilidade pelo cumprimento das regras é repassada ao próprio empreendedor, sem passar por análise técnica da pasta. Segundo Uez, a proposta, que deve ser submetida ao Legislativo caxiense, contemplaria, primeiramente, supermercados e atacados.

“Não é tirar serviço interno, é trazer a responsabilidade para aquele profissional contratado e dar mais agilidade ao processo de avaliação destas pessoas. Elas vão se autolicenciar, se autodeclarar que estão cumprindo todas as legislações, e em um momento oportuno, o pessoal [SEMMA] vai e faz a fiscalização”, argumentou o chefe do Meio Ambiente.

Recentemente a secretaria foi incorporou-se ao Complexo da Maesa, em um movimento inicial de ocupação do espaço pela administração. Uez falou do impacto positivo que a mudança traz para o trabalho da pasta, e informou que a nova sede poderá captar energia solar.

“É a produção de energia solar, através de placas, em uma parceria com a Alsus e a Rodobrás. Vai ser implementada toda a energia solar na sede da secretaria, uma usina que vai pagar o consumo de energia da SEMMA e, provavelmente, do Centro Administrativo”, finalizou.

Na mesma linha, Uez afirmou que em breve deve ser implantada uma ala da SEMMA voltada especificamente para a sustentabilidade e mudanças climáticas.

A Semana do Meio Ambiente

Com o tema “Direito de ter, dever de cuidar” para este ano, a Prefeitura promoverá, até o dia 7 de junho, extensa programação de conscientização. Estão previstas mais de 80 atividades como palestras, exposições, plantio de árvores e roteiros educativos.

As ações acontecem em consonância com o 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o intuito promover reflexões e estimular mudanças que garantam um futuro sustentável ao mundo. Neste sentido, a SEMMA propõe, na agenda de atividades, discussões sobre práticas sustentáveis voltadas a resíduos sólidos, água e uso de energia renovável.

Ainda hoje, está marcada uma visita à Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores, das 13h às 17h, com engenheiro químico da SEMMA. Em seguida, acontece a palestra “Resíduos sólidos urbanos: o que são, como classificá-los e o impacto em nossas cidades”, com o engenheiro mecânico Jaime Caneda, na sede do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). Ainda tem, às 19h, na UCS, oficina “Fauna Silvestre Urbana”, no Bloco J, e “Moda do agora: regenerativa, consciente e sustentável”, no Campus 8.

Alguns dos eventos da Semana do Meio Ambiente de Caxias

31/05 a 07/06 – Lançamento “Caminho das Abelhas” com quatro colmeias fixas, no shopping Villagio Caxias. Realização: Associação das Abelhas sem Ferrão

31/05 a 07/06 – Exposição “Semma pelos olhos dos estagiários”, no shopping Villagio Caxias

31/05 a 07/06 – Exposição “Abelhas sem Ferrão”, na Raiar Academia. Realização: Associação das Abelhas sem Ferrão

31/05 a 07/06 – Adoção de animais no Canil Municipal, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Realização: Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma

01/06 a 07/06 – Exposição de Banners do IFRS Caxias do Sul com o tema “Produção, Utilização e a Reciclagem de Polímeros”, no saguão do Centro Administrativo, das 10h às 16h. Realização: IFRS e Semma

01/06 a 07/06 – Sessão Comentada de Cinema do filme “Seremos História?”, nas escolas estaduais. Realização: Semma e 4ª CRE

02/06 a 07/06 – Exposição dos trabalhos dos alunos de mestrado em Direito da UCS “Mostra Científica da Semana Municipal do Meio Ambiente – PPGDIR/UCS”, no saguão da Câmara de Vereadores, das 8h às 17h. Realização: PPGDIR/UCS

Confira a programação clicando aqui.