TURNO INVERSO

Prefeitura de Caxias do Sul propõe lei para regulamentar contraturno escolar

Projeto prevê regras e fiscalização para serviços oferecidos no turno inverso ao escolar

Foto: Freepik / Reprodução
Foto: Freepik / Reprodução

A Prefeitura de Caxias do Sul protocolou, nesta segunda-feira (14), um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores. A proposta define diretrizes e normas para o funcionamento de serviços de contraturno escolar no município.

O projeto busca regulamentar o atendimento oferecido no turno inverso ao da escola. O foco é em atividades educativas, esportivas, culturais, recreativas, de socialização e de lazer. A proposta é voltada para crianças e adolescentes regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino básico.

Registro obrigatório no Comdica

Com a aprovação do projeto, os serviços de contraturno deverão ser oficialmente cadastrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). A medida pretende garantir a legalidade, a segurança e a qualidade das atividades ofertadas.

Monitoramento intersetorial

A fiscalização das entidades que atuarem nesse segmento ficará sob responsabilidade de uma Comissão de Monitoramento e Fiscalização. O grupo será composto por representantes de diferentes órgãos públicos. Inclui a Secretaria Municipal da Educação (SMED), Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e Fundação de Assistência Social (FAS). Também estarão envolvidos a Secretaria da Saúde (SMS), Conselho Tutelar (regiões Norte e Sul), Conselho Municipal de Educação (CME), Secretaria da Cultura (SMC) e Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL).