A Prefeitura de Caxias do Sul busca acelerar o processo de demolição de imóveis condenados no bairro De Zorzi II, após fissuras e rachaduras comprometerem a estrutura dos sobrados na madrugada da última terça-feira (25). Nesta quinta-feira (27), a Defesa Civil Municipal solicitou à Caixa Econômica Federal maior agilidade no retorno das seguradoras, uma vez que as moradias são financiadas.
De acordo com o tenente Armando da Silva, coordenador da Defesa Civil, a conversa com a superintendência da Caixa foi produtiva, e alguns representantes das seguradoras já visitaram o local. No entanto, os moradores foram informados de que a resposta sobre os seguros pode levar até 30 dias.
“Isso nos preocupa, pois os imóveis correm risco iminente de desabamento. Agilizamos a elaboração do laudo técnico com os engenheiros da Secretaria de Obras, conforme determinação do prefeito Adiló Didomenico. Agora, buscamos entendimento com a Caixa e as seguradoras para intervir sem que as famílias percam seus direitos”, afirmou Silva.
A demolição será conduzida por equipes do município em acordo com os moradores. Contudo, a retirada de pertences, solicitada pelas famílias, não foi autorizada pelos técnicos devido ao alto risco de colapso das estruturas.