Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias do Sul abre inscrições para o Calendário Ecológico 2025 com o tema "Guardiões do Tempo"

Destinado a estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada, o concurso tem como prazo final o dia 5 de abril

Prefeitura de Caxias do Sul abre inscrições para o Calendário Ecológico 2025 com o tema "Guardiões do Tempo"

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), anunciou nesta quinta-feira (07) a abertura das inscrições para o Calendário Ecológico 2025. Destinado a estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada, o concurso tem como prazo final o dia 5 de abril. A iniciativa busca envolver a comunidade escolar na reflexão e promoção de ações voltadas à preservação ambiental.

O lançamento oficial do concurso aconteceu na Praça Vercidino Jesus de Souza, situada no complexo da Maesa, junto à sede da SEMMA. O evento contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Prefeito Luciano Corsetti, que foram sorteados para participar do lançamento. O tema escolhido para o Calendário Ecológico 2025 é “Guardiões do Tempo”, proposto pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria.

Os participantes devem entregar os trabalhos em formato horizontal (paisagem), podendo se inscrever em quatro categorias do ensino fundamental: do 1º ao 3º ano; do 4º ao 6º ano; do 7º ao 9º ano; e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os desenhos podem ser entregues na sede da SEMMA (Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa) ou na Secretaria Municipal da Educação (SMED) – Rua Borges de Medeiros, 260, no Centro.

O secretário da Educação, Édson da Rosa, presente no lançamento com uma comitiva da SMED, destacou a importância do espaço onde ocorreu o evento, a Maesa. Ele ressaltou a necessidade de preservar o presente para garantir um futuro sustentável, citando os desafios enfrentados no ano anterior com chuvas fora de época. João Uez, secretário do Meio Ambiente, enfatizou a relevância do tema, incentivando os alunos a refletirem sobre as mudanças climáticas e o correto destino dos resíduos.

“Por que as mudanças climáticas acontecem? Que interferências causam em nossas vidas? Como devemos destinar corretamente os resíduos que produzimos? Essas são algumas das perguntas que precisam das respostas dos alunos, que produzirão os desenhos temáticos nas salas de aula”, pontuou Uez.

Detalhes do concurso e premiação

A comissão julgadora, composta por representantes da SEMMA e da SMED, avaliará os desenhos com base em critérios como coerência com a temática, regras do regulamento, relação com o tema proposto e composição visual do tema.

Os 15 estudantes vencedores serão premiados com um kit escolar e um quadro com o desenho. Além disso, as escolas dos alunos vencedores também receberão um quadro com a cópia do desenho vencedor. O regulamento pode ser conferido aqui. A cerimônia de premiação está programada para o dia 7 de dezembro deste ano, em local a ser definido. PREFEITURA