As ações de resgate da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves continuam nesta sexta-feira (03), após ação conjunta do Executivo com Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Civil Municipal e grupos de Jipeiros. Até o momento, cerca de 60 pessoas já haviam sido resgatadas de Linha Alcântara, Imaculada Conceição, Linha Demari e Veríssimo de Mattos.
Os resgatados foram encaminhados para o Salão Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, que serve de ponto-base para o trabalho das equipes. As famílias são recebidas pela equipe da Secretaria de Saúde, recebem alimentos, roupas, cobertores, colchões, entre outros. A equipe de assistentes da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social também realiza o acolhimento das famílias.
As equipes conseguiram acessar também o Salão da Linha Alcântara, que abriga cerca de 80 famílias, que continuam sem acesso. Médicos, bombeiros e equipe estiveram no local levando mantimentos e fazendo a verificação do estado dos feridos.
Conforme dados da prefeitura, 400 famílias ainda precisam de resgate no município. O prefeito Diogo Siqueira destacou que será intensificado o trabalho de acesso por terra às famílias nesta sexta-feira (03). “Iniciaremos cedo com uma força tarefa para envio de equipes para diversos pontos por terra para que possamos encontrar caminhos para a retirada de todos, auxiliar feridos e encontrar desaparecidos”.
Também foi constatada erosão da margem direita da Barragem Arroio Barracão. Nesta região, a Corsan está alertando e apoiando a remoção de 50 famílias de Balneário São Bento, estrada Barracão, Vilarejo de Integração Anjos Unidos e localidade de São Pedro.
A Corsan emitiu declaração semelhante também em relação a barragem São Miguel, junto ao arroio Burati em razão de uma movimentação da encosta ao lado da barragem, onde foi constatado risco de extravasamento. Equipes trabalham na evacuação completa e isolamento dos arredores, com a retirada de 170 famílias do Vilarejo de Integração Anjos Unidos, Club São Bento e Comunidade Espírito Santo (Pinto Bandeira).
Até o momento foi confirmada oficialmente a morte de um idoso de 71 anos, de identidade não divulgada.