Caxias do Sul

Prefeitura chama 20 médicos para atuar no Sistema Único de Saúde

Postão 24 horas é o principal gargalo da saúde em Caxias do Sul.
 (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)
Postão 24 horas é o principal gargalo da saúde em Caxias do Sul. (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

A Prefeitura de Caxias do Sul pretende contratar mais 20 médicos para o quadro do Sistema Único de Saúde nos próximos dias. Nesta sexta-feira, dia 4, o poder público publicou no Diário Oficial Eletrônico do município o edital de nomeação. Os candidatos vão receber todas as orientações na próxima segunda-feira, dia 7. A partir daí, os médicos têm 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para tomar posse e, após isso, mais 15 dias para entrar em exercício.

Ao todo, são dez clínicos, seis pediatras, um ginecologista obstetra, dois ortopedistas traumatologistas e um psiquiatra. O chamamento dos médicos, no entanto, não é garantia de que o SUS receberá o reforço. Somente neste ano, mais de 100 médicos já foram chamados pelo município, mas apenas pouco mais da metade tomou posse.

O mesmo edital também está nomeando servidores para os cargos de agente administrativo, agente tributário, analista de sistemas, assistente Social, auxiliar de infraestrutura, enfermeiro, engenheiro mecânico, fiscal municipal, fisioterapeuta, motorista, odontólogo, odontólogo periodontista, técnico em análises clínicas e técnico em enfermagem. No total, 60 pessoas foram chamadas. Todos ocuparão vagas que foram abertas a partir de aposentadorias ou exonerações de servidores.