Política

Prefeitos de Garibaldi e Carlos Barbosa repercutem a doação de trecho da BR-470 ao Estado

Prefeitos de Garibaldi e Carlos Barbosa repercutem a doação de trecho da BR-470 ao Estado

Na última terça-feira (10), os parlamentares da Assembleia Legislativa aprovaram, com 49 votos favoráveis, o projeto de lei 181/2021, que autoriza o Poder Executivo a receber bem imóvel em doação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT.

Conforme a proposição, o Estado receberá, por meio de doação não onerosa, o bem imóvel de 13 quilômetros da Rodovia BRS-470, distribuído em três segmentos, compreendendo o trecho com início no entroncamento RS-444 (B) (para Monte Belo do Sul) e fim no entroncamento da RS-446 (para Carlos Barbosa), mais precisamente entre os km 219,1 e 232,1. O trecho compreende, sobretudo, as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa.

Diante da decisão parlamentar, os prefeitos de Garibaldi e de Carlos Barbosa, Alex Carniel e Everson Kirch, respectivamente, se manifestaram a respeito do assunto. Kirch afirmou que a administração pública do município gostaria que a BR-470 continuasse federalizada, pois desde que ela se tornou um imóvel federal, diversas melhorias foram efetivadas no trecho que compreende o município de Carlos Barbosa. Ainda, segundo o prefeito, as condições e sinalizações também melhoraram neste período. “No nosso ponto de vista, gostaríamos que se mantivesse federal. Infelizmente essa decisão é do Estado, juntamente com o Governo Federal e aparentemente o Rio Grande do Sul já tomou a decisão de voltar a estadualizar”, afirmou Kirch.

Já o prefeito Alex Carniel afirma que a estadualização da rodovia poderá proporcionar a duplicação da mesma, uma vez que praças de pedágios serão instaladas na Serra Gaúcha. Segundo Carniel, atualmente o DNIT não possui condições de efetivar obras de melhorias no trecho. Para tal, a iniciativa privada é fundamental. Segundo o prefeito de Garibaldi, o que é necessário discutir são os termos da concessão da rodovia, para evitar a oneração excessiva dos usuários da via.

Os trechos tem uma grande demanda de escoamento de produção da região, o que causa gargalos e atrapalha no desenvolvimento regional.

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Fotos: Google Maps

Início do trecho