Comportamento

Prefeita em exercício esclarece Termo Imposição de Isolamento adotado em Caxias do Sul

Foto: João Pedro Bressan / Divulgação
Foto: João Pedro Bressan / Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (20), o Gabinete de Crise da prefeitura de Caxias do Sul realizou uma reunião delimitando algumas mudanças em relação a saúde do município. As medidas foram necessárias devido ao expressivo aumento de casos de contaminados por Covid-19, o que gerou uma emissão de Alerta, por parte do Governo do RS para Caxias do Sul e região.

As Unidades Básicas de Saúde estão registrando uma grande procura por testes, e consequentemente, a circulação de muitas pessoas infectadas. Pois, os atestados para afastar-se do trabalho durante o período de isolamento, antes era dado apenas por um médico. Para agilizar esse processo, a prefeitura instituiu o Termo de Imposição de Isolamento. Paula Ióris, prefeita em exercício de Caxias do Sul, explica o documento.

“Nós estamos, a partir de hoje, instituindo o termo de imposição, esse termo substitui o atestado, eles serve para quem tem contato ou teste positivo. Muitos vão em busca nas UBSs, mas a Ômicron tem grade contagio, por isso, temos alto número de contaminados. Agora os enfermeiros, farmacêuticos e médicos podem entregar o termo quando o paciente apresentar o teste positivo ou ter tido contato com alguém da família positivado.”

Outra medida tomada a partir desta reunião, é a destinação da UBS São Vicente para o atendimento de pacientes com sintomas gripais. No turno da tarde, a população pode procurar direto a unidade, para assim, diminuir e padronizar o atendimento nas demais instituições de saúde do município.

A partir desta sexta-feira(21) está estabelecida a preferência para testagens contra covid-19, para pessoas com sintomas gripais, idosos, gestantes e trabalhadores em geral. A mudança se deve à alta procura por testes e impossibilidade de atender a toda a demanda.

Ainda, nesta sexta-feira será divulgado uma tabela com o tempo de afastamento. Por exemplo, segundo Paula Ióris, a pessoa que tem o esquema vacinal completo, terá um tempo de afastamento menor, do que aquela pessoa que não está vacinada. “Assim otimiza o retorno pras empresas, pras pessoas e pro serviço público”, comentou ela.

A prefeita salientou as medidas antigas, as quais devem ser mantidas pela população.

“Duas coisas importantes, é fundamental manter as medidas como vacinação, uso de máscara e distanciamento porque nós precisamos cada vez mais diminuir a contaminação. A vacinação é importante porque tem os dados concretos, as internações de pessoas que não tem o esquema completo ou não tem a vacina é maior. Outra coisa é a importância da vacinação das crianças, têm casos de crianças internadas e recentes óbitos de criança, procurem atendimento, orientamos que os pais façam a vacina dos seus filhos.”

As medidas anunciadas são exclusivas para Caxias do Sul, o município aguarda a reunião da Amesne e demais orientações que possam ser encaminhadas pela Associação.