Foi prorrogado até o dia 10 de janeiro, o prazo para a realização da pesagem obrigatória dos beneficiários do programa Bolsa Família em Farroupilha. A Secretaria da Saúde pede que os beneficiários compareçam a uma Unidade Básica de Saúde no horário das 9h às 11h30mim e 13h às 15h30min para efetuar a pesagem. Aqueles que não cumprirem com esse requisito obrigatório terão o benefício bloqueado.
Devem ser pesadas mulheres entre 14 e 44 anos, crianças de 0 a 7 anos e gestantes. Conforme a coordenadora do cadastro único do bolsa família, Josecarla Signor, o objetivo principal da pesagem é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família.
“Estamos fazendo essa última chamada para que os beneficiários do Bolsa Família realizem a pesagem já que é um item obrigatório para se manter o beneficio. Além disso através da pesagem é possível realizar o acompanhamento do estado nutricional do beneficiário”, destaca.
Os outros requisitos para a manutenção do programa são: manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de 0 a 7 anos; matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos); atualização anual dos dados na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II).
Por meio das condicionalidades, o governo federal consegue identificar as famílias que estão com dificuldade de acessar os serviços de educação e saúde. Nesses casos, elas passam a receber atenção prioritária da assistência social para que voltem a ter acesso a esses serviços regularmente.