Caxias do Sul

Praça Monteiro Lobato é adotada pela iniciativa privada

Inaugurada em dezembro de 1953, o espaço acompanhou a evolução econômica de Caxias do Sul, principalmente pelo fato de estar localizada ao lado da extinta Metalúrgica Abramo Eberle S/A

Praça Monteiro Lobato é adotada pela iniciativa privada
Foto: Daniela Xu/ Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), encaminhou no domingo (15) o Termo de Cooperação para Adoção da Praça Monteiro Lobato. A Associação de Moradores do Bairro (Amob) Exposição e as empresas Terrasol Veículos e Keko Acessórios, após a assinatura do documento que formalizou o trâmite, tornaram-se responsáveis pela manutenção do espaço público.

Inaugurada em dezembro de 1953, a Praça Monteiro Lobato acompanhou a evolução econômica de Caxias do Sul, principalmente pelo fato de estar localizada ao lado da extinta Metalúrgica Abramo Eberle S/A. Por meio do termo de adoção, as empresas e a Amob farão melhorias nas quadras de basquete e poliesportiva e no ajardinamento e pintura da área de lazer.

O prefeito Adiló Didomenico, fez questão de salientar o empenho do secretário João Uez e da Secretária do Meio Ambiente na simplificação dos processos de adoção de praças, parques e jardins públicos. “É a forma que temos para melhorar esses espaços, contando com a iniciativa privada”, disse. E o prefeito ainda complementou: “A Praça Monteiro Lobato, uma das mais antigas de Caxias do Sul, merecia esse carinho e cuidado”

O secretário do Meio Ambiente, João Uez, agradeceu a indicação do vereador Alexandre Bortoluz às empresas Terrasol e Keko Assessórios para a adoção da praça e das quadras esportivas que a compõem. Uez comentou que o auxílio foi muito bem-vindo e brincou: “Pode indicar outras empresas para adotarem outros espaços. E, se a Terrasol e a Keko quiserem se juntar em outras adoções serão muito bem-vindas”.

O presidente da Amob Exposição e vereador Lucas Diel, que falou em nome da iniciativa privada, disse que as melhorias que são feitas com a ajuda das parcerias acabam incentivando as pessoas a ocuparem os espaços públicos. “Jovens, idosos, famílias vêm desfrutar desse espaços”, argumentou.

Acompanharam o ato o secretário de Esporte e Lazer (Smel), Gabriel Citton, o diretor geral da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Jorge Catusso, o vereador Alexandre Boltoluz, e o gerente de vendas da Terrasol, Leandro Cima.

Segundo levantamento da SEMMA, que é responsável pelas praças, parques e jardins públicos, cerca de 70 espaços estão adotados atualmente. Empresas e entidades interessadas em ocupar uma área podem procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fica na Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa, de segundas a sextas-feiras, das 10h às 16h. Ou ainda acessar o site www.caxias.rs.gov.br, clicar no link ‘Serviços On-line’ e depois em ‘SEMMAWEB’ para encaminhar o cadastro como requerente.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Caxias do Sul