
A implantação do Porto Meridional, prevista para iniciar em 2026 em Arroio do Sal, promete transformar a logística e o desenvolvimento do Litoral Norte gaúcho. Em reunião estratégica na última segunda-feira (30), o prefeito Luciano Pinto e o secretário municipal Luciano Costa discutiram a integração do porto com outros eixos nacionais e latino-americanos. Eles estavam reunidos ao lado da engenheira civil Dra. Sandra Stehling e do sócio do empreendimento, Moisés Mury.

A pauta central foi o projeto Corredor Centroleste, que prevê uma conexão sistêmica e multimodal entre o Porto Meridional, portos do Espírito Santo e demais estados. O projeto tem ainda extensão até países do Mercosul. A proposta foi apresentada por Sandra Stehling, especialista em transporte e comércio exterior. Ela tem vasta experiência em corredores logísticos intercontinentais.
“O Rio Grande do Sul tem grande força econômica, mas enfrenta limitações logísticas. Nosso único porto tem calado pequeno, enquanto o Espírito Santo, por exemplo, possui dez portos ativos”, afirmou a engenheira, que também atua em grandes projetos em São Francisco de Paula, como o Complexo Automobilístico da Serra Gaúcha (Dumondo) e a construção de um novo aeroporto regional.
O prefeito de Arroio do Sal destacou a importância do projeto e reafirmou o compromisso da gestão com o avanço da infraestrutura local.
“Temos consciência da magnitude do Porto Meridional e estamos prontos para agir estrategicamente. A articulação com a União Parlamentar do Mercosul (UPM) amplia nosso alcance e nos posiciona em nível continental”, afirmou Luciano Pinto.
Apoio político fortalece projeto
A reunião contou ainda com o apoio de parlamentares de Capão da Canoa, como os vereadores Eduardo Dyon, Eduardo Lima e Alessandro Pereira, além do procurador da Câmara, Dr. Josué Medeiros. Todos oficializaram o apoio ao empreendimento. Eles se comprometeram a colaborar em articulações futuras.