Comportamento

Porto Alegre encerra a realização do South Summitt Brazil comemorando o êxito do evento

Foram três dias de encontros entre ideias e financiadores, inúmeros painéis e contatos produtivos, tudo ao lado do rio Guaíba

Foto: Gerson Lenhardt
Foto: Gerson Lenhardt

Terminou na tarde desta sexta-feira o South Summit Brazil. Foram três dias de painéis e contatos em que mais de 20 mil pessoas acessaram os armazéns do cais do porto. A capital do Rio Grande do Sul se insere assim no mapa global de inovação e o evento, por contrato, deve voltar nos próximos quatro anos. Num gesto de agradecimento, o prefeito de Porto Alegre e Sebastião Mello e o presidente da Câmara Idenir Cecchin, acompanhados por vereadores presentes no ato de encerramento entregaram à Maria Benjoumea, CEO do South Summit da Espanha, o título de cidadã de Porto Alegre.

Não saiu ainda o balanço de negócios realizados/prospectados, mas as cifras devem ser grandiosas. Muitas startups representadas e inúmeros investidores se reuniram à beira do Guaíba. O próprio barco Cisne Branco, uma das marcas do Rio Guaíba, foi palco para refeições e reuniões de negócios.

Foi um mega encontro entre startups, empresas e investidores. Inclusive um concurso em que quase mil startups se inscreveram selecionou 50 delas e apenas cinco se tornaram vencedoras. O anúncio ocorreu nesta tarde para muita vibração dos vencedores. Foram eles: na categoria Pix Force, categoria mais inovadora; a Genially, maior escalabilidade; a mais sustentável: SoluBio; melhor time: Aprix e a grande vencedora da competição foi a Yours Bank. Todas receberão prêmio vultoso em dinheiro para acelerar suas ideias.

Neste dia de encerramento um dos painéis mostrou a importância de intercâmbio entre as empresas públicas de saneamento e empresas privadas. Participaram da exposição o representante da IBM, Fabrício Lira, Jean Flores Jardim, da Corsan e Gustavo Possetti da Sanepar. A integração entre inovação e tratamento de água e esgoto foi definida como importante num mundo em que a velocidade em atender os desejos dos consumidores é vital. “Precisamos entender o que o nosso consumidor quer e entregar o mais rápidos possível”. Possetti, lembrou que empresas de saneamento entram na casa dos consumidores diariamente e em média, entregam 400 kg de produto, “E temos que entregar algo saudável, tanto quanto um alimento, além do que somos um exemplo de prática na política reversa, transformando esgoto e água limpa”.

Num dos painéis mais concorridos desta sexta, numa arena quase lotada e com capacidade para mais de mil espectadores, os representantes da Randon, Daniel Randon, da Gerdau, André Johannpetter e Francisco Gomes, da Embraer, este por videoconferência, falaram sobre a responsabilidade de empresas tradicionais em relação à inovação. “Somos exemplo para outras empresas mais novas”, descreveu Randon, cuja empresa está comprometida com a aceleradora Hélice, em Caxias do Sul e brincou com o público: “Queremos criar na região da serra o Vale da Uva e da Polenta”, em associação ao Vale do Silício. Todos eles apontaram que estão comprometidos com o meio ambiente, a governança corporativa, responsabilidade social e o meio ambiente.

Em outro speach o representante de inovação das lojas Renner, apresentou modelos em 3D que auxiliam na criação de seus designs em moda e afirmou: “sempre trabalhamos com nosso feeling, agora, cada vez mais o big data é essencial”.

Após um primeiro dia com frio, chuva e filas, a sexta-feira marcou o encerramento do South Summit Brazil com sobradas razões para celebração. Novas relações comerciais e novos horizontes foram criados. Restou mesmo um brinde com vinho oficial do evento, o Lídio Carraro, de Bento Gonçalves. Como pano de fundo um dos cartões postais oficias da cidade: o Pôr do Sol do Guaíba.

Foto: Gerson Lenhardt
Foto: Gerson Lenhardt