O Portal Leouve, site de conteúdo digital do Grupo RSCOM, foi selecionado para a segunda fase do programa “Acelerando a Transformação Digital”. A iniciativa é parte dos investimentos da Meta Journalism Project – dona do Facebook e Instagram – no valor de mais de US$ 2,6 milhões para apoiar o jornalismo em todo o mundo. O Meta Journalism Project atua ao lado do International Center For Journalists (ICFJ) e diversas organizações de imprensa para apoiar as redações e empresas de jornalismo a estruturarem uma transformação digital, construindo modelos de negócio sustentáveis e otimizando processos, produtos e serviços.
Em parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), o programa “Acelerando a Transformação Digital” inclui fundos de inovação de até US$ 15 mil e mentoria para o desenvolvimento dos projetos inscritos, incluindo a otimização dos produtos jornalísticos e de melhorias nos processos das redações. O Portal Leouve está entre as 25 emissoras de rádio e TV de todo o país, aptas a receberem os investimentos.
O diretor do Grupo RSCOM, Marcelo Dytz Piccoli, participou do processo de treinamento do programa e inscreveu um projeto, dentro do Portal Leouve, mesclando novas ideias.
“Ao final de uma série de treinamentos com palestras de jornalistas de diversas partes do mundo, existia a possibilidade de apresentar uma ideia junto ao programa Acelerando a Transformação Digital. Assim, cadastrei um novo projeto, dentro do Portal Leouve, e fomos selecionados juntamente com outras 25 emissoras do país. Os critérios que foram adotados para escolher os projetos foram inovação, sustentabilidade, crescimento, operações e tecnologia. Fiamos muito felizes em saber que nossa ideia contemplou estes cinco pilares”, conta Marcelo.
O Leouve foi inscrito com um novo plano para o portal, de acordo com Marcelo. “O Portal Leouve foi selecionado com uma ideia visando produção de conteúdo diferente daquilo que a gente já produz hoje. Desenvolvemos um novo plano, que basicamente mescla duas ideias. Como o Leouve trabalha com hard news, factual pesado, vamos também trabalhar o lado mais humano, social, um outro olhar, com espaço dedicado dentro do site e com frequência de trabalho. E, dentro dessa linha, aprimorar a produção de vídeos e distribuição de conteúdo”, explica.
Confira a lista das 25 emissoras de rádio e TV selecionadas para a segunda fase do programa “Acelerando a Transformação Digital”, divulgadas pela Meta Journalism Project e ABERT. Para os participantes do programa, os resultados positivos vão desde a conquista e manutenção de novos públicos até a organização do trabalho nas redações.