Comportamento

Por descumprimento contratual, Corsan é acionada judicialmente pela Prefeitura de Garibaldi

Ação denuncia a falta de investimentos para a manutenção no abastecimento e a consequente falta de água da cidade.

Por descumprimento contratual, Corsan é acionada judicialmente pela Prefeitura de Garibaldi

O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, realizou uma denúncia contra a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), junto à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), nesta terça-feira (24).

Cettolin formalizou a denúncia em Porto Alegre, frente ao descaso da Corsan quanto aos investimentos para a manutenção no abastecimento e a consequente falta de água em diferentes pontos do município. Além disso, foi protocolada na data desta terça-feira, junto ao Poder Judiciário, notificação à Corsan quanto ao descumprimento contratual, que poderá ensejar futura ação principal.

“Eles terão que buscar todos os mecanismos possíveis. Neste momento de crise que estamos vivendo, eles têm que enviar um suporte para Garibaldi”, enfatiza o prefeito sobre a medida extrema necessária.

Na última quarta-feira (18), o prefeito ainda esteve reunido com a diretoria da Corsan em Porto Alegre, onde requereu, com urgência, a perfuração de poços profundos na área da barragem, para sanar os problemas de abastecimento que têm ocorrido no município nos últimos anos.

Foi salientada, ainda, a Situação de Emergência em que Garibaldi se encontrou, bem como grande parte do Estado, por conta da estiagem neste ano, e a previsão é que o período que se aproxima seja igualmente marcado pela ausência de chuvas.

A reportagem do Portal Leouve buscou contato com o gestor da unidade da Corsan de Garibaldi para manifestações sobre o caso, bem como a sequência de dias de falta de água em partes do município. Contudo, Alesandro Tavares não respondeu aos questionamentos da reportagem até a veiculação desta matéria.

Leia também:
Falta de água: bairros de Garibaldi estão sem o fornecimento do serviço há dias

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM