A Polícia Federal (PF) instaurou, na tarde desta quarta-feira (12), um inquérito policial para investigar possíveis irregularidades no leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para compra de arroz importado.
A instituição recebeu ontem um ofício da presidência da Conab solicitando a apuração da regularidade do processo licitatório, diante de denúncias de que empresas sem histórico de atuação no mercado de cereais venceram o certame.
A investigação segue em sigilo.
Sobre o leilão
Na manhã da última quinta-feira (6) a Conab realizou um leilão para a compra de 263,3 mil toneladas de arroz importado. A previsão do governo era adquirir até 300 mil toneladas do grão, como parte de uma estratégia para conter a alta de preços.
O aumento de até 40% no preço do arroz foi causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, Estado responsável por 70% da produção nacional do alimento. Para amenizar os impactos dessa alta nos consumidores, o governo decidiu pela compra e distribuição do arroz através do leilão.
Já na terça-feira (11) o governo federal decidiu anular o leilão. O fato ocorreu após detectadas fragilidades nas companhias vencedoras do certame. Um levantamento de dados identificou que empresas sem histórico de atuação no mercado de cereais participaram do certame e arremataram lotes.