Polícia

Polícia Civil realizará simulação para identificar autor do disparo que matou jovem durante blitz em Caxias do Sul

Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM
Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM

Durante uma perseguição de trânsito no dia 06 de junho de 2021, Matheus da Silva dos Santos, 21 anos, morreu com um tiro na cabeça. O disparo foi feito durante uma tentativa de abordagem da Guarda Municipal, no bairro São José, Zona Norte de Caxias do Sul. O jovem estava conduzindo um veículo VW/Parati.

Conforme informações, ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e fugiu, sendo que, ao acessar a Rua Ludovico Cavinato, na contramão, acabou colidindo contra o muro de uma residência na esquina com a Rua José Venzon Neto, e, em seguida, foi baleado na cabeça.

Por conta deste fato, peritos criminais do Instituto-Geral de Perícias farão a primeira fase da diligência de Reprodução Simulada dos Fatos, nesta terça-feira (5), a partir das 19h30. O delegado Caio Márcio Brisolla Fernandes, titular da DPHPP de Caxias do Sul, encaminhou a seguinte nota:

“Por meio da presente, informa-se que na data de amanhã (05/04/2022) a partir das 19:30, será realizada nesta cidade de Caxias do Sul/RS a primeira fase da diligência de Reprodução Simulada dos Fatos (art. 7º CPP), relativa à investigação e apuração de condutas no evento morte de um motorista de veículo que fugiu de uma fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo no ano de 2021.

Neste contexto, a Reprodução Simulada dos Fatos tem por objetivo confrontar versões eventualmente incongruentes e, por meio do emprego de técnicas periciais fundamentadas em dados técnicos e objetivos, estabelecer a real dinâmica do contexto – identificando a autoria do único disparo responsável por causar a morte da vítima.

A diligência será realizada por Perita Criminal especialista no tema “Reprodução Simulada dos Fatos”, com participação da DPHPP de Caxias do Sul/RS e demais órgão municipais cujos agentes públicos participaram do contexto.

Solicitamos a colaboração de todos no sentido de evitar trafegar pela rótula de acesso aos Pavilhões da Festa da Uva (localizada na Av. Perimetral) no horário em que ocorrerá a diligência uma vez que o trânsito será bloqueado no local (autorizada a passagem apenas de veículos de emergência em serviço).

Att

Caio Márcio Brisolla Fernandes
Delegado de Polícia
Titular da DPHPP de Caxias do Sul”

Este vídeo foi divulgado na semana do fato, onde mostra o momento da perseguição.