Polícia

Guarda Municipal mata jovem de 21 anos durante perseguição em Caxias do Sul

Foto: Mauro Teixeira
Foto: Mauro Teixeira

Matheus da Silva dos Santos, 21 anos, morreu com um tiro na cabeça na madrugada deste domingo (06), durante uma tentativa de abordagem da Guarda Municipal, no bairro São José, Zona Norte de Caxias do Sul.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma viatura da GM tentou abordar um veiculo VW/Parati, na Rua Moreira Cesar, quase esquina com a Rua José de Carli, mas o veículo não parou.

Em seguida iniciou uma perseguição de aproximadamente dois quilômetros de distância, desde até Rua Moreira César até a Rua Ludovico Cavinato, rótula da Mosteiro, quando o condutor do veículo perdeu o controle e bateu em um muro, após ser ferido com um tiro na cabeça.

De acordo com testemunhas, vários disparos foram ouvidos durante a perseguição. Um dos tiros teria acertado a lataria do veículo e o outro a cabeça do condutor. Outros dois jovens que estavam no carro contaram para a Polícia Civil, que o condutor não era habilitado e por isso não teria obedecido a ordem de parada.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionada para prestar socorro. O jovem ainda foi encaminhado com vida até o Pronto Socorro do Hospital Pompéia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 4h.

Foto: Mauro Teixeira

Conforme informações da Polícia Civil, a vítima não tinha antecedentes policiais. A mãe do jovem esteve na delegacia e durante depoimento contou que o filho era trabalhador, e que havia economizado dinheiro para comprar o veículo na última semana por cerca de R$ 4 mil.

Imagens das câmeras de segurança serão analisadas pela polícia. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Caxias. Essa é a segunda morte violenta registrada no mês de junho na cidade. No mês de maio foram seis ocorrências, enquanto no mês de abril, o mais violento deste ano até agora, foram 12 mortes violentas. No total são 43 registros em 2021.