
A Polícia Civil divulgou o balanço da operação Localizar, que foi deflagrada na semana passada em todo o Rio Grande do Sul. A ação averiguou a situação de crianças e adolescentes tidos como desaparecidos, bem como à regularização dos registros policiais dos que possuem paradeiro conhecido, mas cujo registro de localização não tinha sido efetuado.
Houve a realização de aproximadamente 848 buscas pelas equipes de policiais civis, confirmando-se a localização de 51 crianças e 575 adolescentes, em um total de 626. A diretora da Divisão da Criança e Adolescente (DECA) do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), delegada Eliana Parahyba Lopes, destaca a relevância do registro imediato do desaparecimento.
Ela alertou para a importância de se procurar uma delegacia para registrar a localização, visto que, enquanto não existir a ocorrência de localização, as diligências policiais não se finalizam e a situação fica em aberto no banco de dados da instituição.
A operação Localizar contou com a participação de agentes do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), ao Departamento Estadual de Homicídios e Proteção a pessoas (DHPP), ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e ao Departamento de Polícia Metropolitana (DPM). No dia 25 deste mês transcorreu o Dia Internacional do Desaparecimento Infantil.
Fonte: Correio do Povo