Turismo & Vinhos

Plano Municipal de Turismo é apresentado e debate futuro do setor em Caxias do Sul

"Só se ama aquilo que se vive e que se conhece, as pessoas precisam conhecer um pouco mais da sua cidade", disse o secretário

Devido a Mercopar, Parque da Festa da Uva tem restrições de acesso em Caxias do Sul
Foto: Petter Campagna Kunrath/Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

A Secretaria de Turismo de Caxias do Sul apresentou nesta tarde de sexta-feira (10) o Novo Plano Municipal de Turismo às entidades do município ligadas ao setor.

O texto foi desenvolvido pela turismóloga Ivane Fávero, em conjunto de empresários e representantes do turismo da cidade e da equipe técnica da Secretaria, em uma série de reuniões on-line, ao longo de dois meses. É fundamentado nos resultados do Radar Turístico de Caxias do Sul, apresentado em Abril, em live do Château Lacave.

Conforme o secretário municipal de turismo, Ênio Martins, o plano tem seis tópicos, são eles: Informação sobre pontos turísticos, identidade, planejamento de endomarketing, investimento em infraestrutura, participação de Caxias em eventos e feiras e selo + turismo.

Detalhando sobre cada um dos pilares, o secretário explica que hoje, interpretado como caráter de urgência, a cidade necessita de um portal onde possa atualizar com todos os roteiros, gastronomia e comércio e tudo que o município tem a oferecer para os interessados, tanto para municípes como para demais turistas.

Ele explica que os municípios vizinhos possuem uma identidade própria, como Bento Gonçalves e Gramado e isso também precisa ser trabalhado. O planejamento de endomarketing visa estimular os moradores de Caxias a conhecerem pontos turísticos do município ” só se ama aquilo que se vive e que se conhece, as pessoas precisam conhecer um pouco mais da sua cidade”, fala Enio.

Os investimentos em infraestrutura dão conta com por exemplo de melhor sinalização nas estradas do interior para que as pessoas possam ter um melhor acesso aos locais. O secretário também fala da importância de Caxias do Sul em todos os eventos e feiras em que se leva o nome da cidade como destino.

“Serra Gaúcha é a nossa bandeira, independente de região do vinho, das hortênsias, somos o coração da serra gáucha. Então, Caxias do Sul não é um ponto preto no mapa, é uma cidade, onde a sua extensão territorial, que vai ali da divisa de Farroupilha até Criúva, a gente viaja dentro de Caxias, e é essa compreenssão que devemos ter”, fala.

O Selo + Turismo é parte do programa,  Prodetur+Turismo que apoia os municípios (que integram o Mapa do Turismo Brasileiro) e o setor privado do turismo no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, com o intuito de viabilizar a execução de projetos de estruturação do turismo. Caxias atualmente conta apenas com apoio de verbas de destinação de emendas parlamentares.

“Quero ressaltar que algumas temos urgência, mas temos que entender que para isso é necessário investimentos e corpo técnico, pessoas, uma estrutura, para que possámos trabalhar e acelerar. Eu costumo usar muito a relação entre roda da indústria e a roda do turismo. A roda turismo ela não pode mais andar de forma devagar, ela tem que acelerar um pouco mais”, salienta.

O plano deve ser encaminhado a Câmara de Vereadores, na próxima semana, onde irá tramitar. Caso aprovado, torna-se lei.

A entrevista com o secretário na íntegra é possível ouvir atráves do player acima, ou pelo link https://soundcloud.com/leouve/leouve-entrevista-enio-martins-secretario-de-turismo-de-caxias-do-sul