Polícia

PF realiza operação de combate a fraudes contra a Previdência Social no RS

PF realiza operação de combate a fraudes contra a Previdência Social no RS
Foto: PF/RS

A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência, realiza, nesta quarta-feira (05), a Operação Desbloqueio. A ação visa desarticular grupo criminoso investigado por fraudes nos benefícios previdenciários.

Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Porto Alegre (03) e Viamão (01). A investigação teve início em 2020, a partir de denúncias de vítimas, e identificou que o grupo criminoso realizava alterações irregulares de dados cadastrais de beneficiários por meio de acesso remoto ao portal Meu INSS, liberando empréstimo consignado, causando prejuízo para a Previdência Social, para o segurado e para o sistema bancário.

Até o momento, foram identificados cerca de 60 benefícios no Rio Grande do Sul com fraudes comprovadas, com prejuízo de mais de um milhão de reais. Os crimes investigados na Operação Desbloqueio são estelionato e inserção de dados falsos em sistema de informação.