Levantamento feito pelo Procon de Caxias do Sul, com os principais itens da lista de material escolar deste ano, mostra que pode existir uma variação de até 4000% na comparação de um mesmo produto. O maior aumento entre os produtos do ano passado para 2023 foi na borracha e na régua.
Segundo o coordenador do Procon de Caxias do Sul, Jair Zauza, recomenda-se que os consumidores reaproveitem materiais que já possuem e não deixem as compras para a última hora e pesquisem antes de realizar a compra dos materiais. “O consumidor não pode aceitar preços abusivos, precisa ir em busca de outros estabelecimentos, ou que realize compras online, mas não pague além do que a média praticada pelo mercado”, disse.
O Procon ainda salientou que a pesquisa realizada serve apara alertar o consumidor e para encontrar os produtos com os melhores preços, pois “a diferença em muitos casos chega a ser um desrespeito com o consumidor”. A entidade lembra também, que materiais de uso coletivo, como de higiene e limpeza, não devem ser solicitados na lista das escolas e também não pode ser exigidas marcas ou locais de compra específicos para o material, pois configura venda casada, que é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
As exceções ficam por conta apenas de artigos que não são vendidos no comércio, como apostilas próprias. Diversos materiais escolares como os livros, por exemplo, podem ser reaproveitados, sendo permitido exigir novos se a versão tiver sido atualizada.
Para compras presenciais ou pela internet, é imprescindível que o consumidor guarde todos os comprovantes das transações efetuadas. Se o consumidor tiver algum direito violado, recomenda-se procurar o Procon, para que atue como ponte entre consumidor e fornecedor na resolução de conflitos.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul, o telefone 151 e WhatsApp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.