O aumento de pessoas que se dizem românticas deverá resultar na compra de produtos de maior valor no Dia dos Namorados deste ano. Entre os que afirmam serem motivados pelo coração na hora de presentear, 31,9% admitiram que vão traduzir o seu amor em itens mais caros no próximo 12, o que deverá contribuir para um incremento de 13,2% no tíquete médio.
O valor apontado na Pesquisa de Intenção de Compras realizada pelo Núcleo de Informações da CDL Caxias do Sul é de R$ 249,25, quase R$ 30 a mais do que o que foi gasto na mesma data em 2022. A pesquisa aponta estabilidade no volume de negócios em relação ao ano passado.
Outra particularidade do estudo é o aumento dos pagamentos por PIX, de apenas 9% em 2022 para 19,2%. Mesmo com esse percentual expressivo, a preferência ainda é por pagamentos em dinheiro (36,3%), cartão de crédito (24,3%) e de débito (19,9%). Neste ano chama a atenção a diminuição do número de entrevistados que pretender ir às compras, de 54,7% no passado para 42,4% em 2023.
Se os números apontam uma vontade de gastar mais para quem for presentear, combinada com a redução do número de pessoas que devem ir às ruas, o fator decoração e ambientação das lojas devem ser explorados ainda mais pelos lojistas. Essa constatação aparece no aumento de quem considera esses itens importantes ou muito importantes na decisão de compra, passando de 78,1% para 84,7%.
“A concorrência nas vendas para o Dia dos Namorados é bem ampla, já que engloba presentes masculinos e femininos, das mais diversas faixas etárias. Por isso é fundamental se diferenciar com uma bela decoração, com promoções, com elementos que atraiam o consumidor. Além disso, a pesquisa mostra que a grande preferência de compra ainda é pela loja física, com 87,4%, o que só reforça a necessidade de chamar a atenção das pessoas para que entrem no empreendimento, recebam um bom atendimento e saiam satisfeitas”, sugere Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias.
O bom atendimento referido por Cervieri é tido como um dos fatores mais decisivos na escolha do local de compra para 37,8%, seguido pela qualidade dos produtos (34,9%) e pela facilidade de acesso que inclui estacionamento e segurança (15,7%).
Comércio do Centro segue no topo
Assim como ocorre tradicionalmente nas pesquisas de intenção de compras da CDL Caxias, as lojas da área central deverão ser as que mais receberão os consumidores às vésperas do Dia dos Namorados. O comércio de rua central foi apontado como preferido por 54,4%, seguindo por empreendimentos que ficam nos shoppings (22%) e lojas de bairros (14,4%). O número de presentes por consumidor também se mantém estável em 1,4 item.
Se a preferência pelo comércio de rua segue no topo, o que diminuiu neste ano foi o número de pessoas que declararam pesquisar os preços. O índice caiu de 64,1% em 2022 para 56% neste ano. E por falar em pesquisa, o estudo da CDL indica que a maioria das pessoas busca as informações e realiza a compra nas lojas físicas (62,2%). Outros 25,2% fazem a procura em lojas on-line e a compra em lojas físicas, e apenas 8,9% admitem ter uma experiência de compra totalmente on-line (pesquisa e compra em loja on-line). Ainda em menor importância (3,7%) apareceram os que preferem pesquisar em lojas físicas e efetuar a aquisição dos presentes em sites e plataformas de e-commerce.
“Outro dado que chamou a nossa atenção foi o grande aumento de pessoas que vão deixar para comprar na véspera ou até mesmo no dia 12 (segunda-feira). Para o lojista essa informação é importante para que fique atento à essa movimentação que deverá passar de 18,8% para 32% neste ano, o que é um número considerável de namorados que deixará, literalmente, para a última hora a escolha do presente”, alerta o gerente.
Jantares românticos na preferência
Todo o clima romântico que costuma se criar na data deve servir de estímulo para que os casais busquem outras formas de celebrar o amor. Para isso, além do presente a grande maioria dos que manifestaram desejo de fazer algo diferente na data, que correspondem a 59,3% dos entrevistados, optarão por jantar romântico (77,8%) ou passeios (19,7%).
A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias do Sul foi realizada com 823 moradores de diferentes pontos da cidade. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.