Comportamento

Penitenciária Estadual de Caxias do Sul inaugura horta comunitária

Nos próximos meses, a ideia é ampliar a estrutura e doar os insumos colhidos ao Banco de Alimentos do município

Penitenciária Estadual de Caxias do Sul inaugura horta comunitária Penitenciária Estadual de Caxias do Sul inaugura horta comunitária Penitenciária Estadual de Caxias do Sul inaugura horta comunitária Penitenciária Estadual de Caxias do Sul inaugura horta comunitária
(Foto: Rodrigo Rossi / Divulgação / CP)
(Foto: Rodrigo Rossi / Divulgação / CP)

A Penitenciária Estadual de Caxias do Sul inaugurou, nessa quinta-feira, uma horta comunitária. A estrutura foi erguida dentro dos muros do presídio, em área próxima à entrada. A atividade conta com o apoio da Universal nos Presídios.

Conforme os idealizadores, a horta comunitária será mantida pelos detentos e tem o objetivo de auxiliar na sua ressocialização. As atividades são supervisionadas pelos agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Nos próximos meses, a ideia é ampliar a estrutura da horta e doar os insumos colhidos ao Banco de Alimentos do município.

O vereador Elisandro Fiuza (Republicanos) destacou que a iniciativa de criar a horta é um trabalho de muitas mãos que visa humanizar o trabalho prisional. Atualmente a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul possui uma população carcerária de 1.056 detentos, mas nem todos participam das atividades de ressocialização.

A inauguração da horta contou com a presença do  prefeito Adiló Didomenico, além de autoridades da área da segurança pública, vereadores e dos representantes da Universal Presídio  Daniel Campos, Luciano da Rosa, Roger Farias e Vanderleia Domingues.