Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), de Farroupilha foi agraciado com o selo UTI Eficiente. A distinção é conferida pela Epimed Solutions, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).
O recebimento foi feito no final da manhã desta quinta-feira (20), no auditório da Casa de Saúde. Na oportunidade, a instituição também fez a entrega simbólica de quatro novos leitos para a UTI II, que foram colocados em funcionamento na última semana.
A Epimed Solutions é um sistema de monitorização especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas. Além do Brasil, a empresa atua em outros países da América Latina e Europa, em mais de 850 hospitais. O certificado é concedido às UTIs que utilizam o sistema e obtiveram bons resultados clínicos e alocação mais eficiente e recursos no último ano.
Das mais de 1,8 mil unidades avaliadas no Brasil, o selo foi concedido a apenas 158 UTIs Gerais em 2023, ou seja, menos de 9%. A avaliação de performance é feita de acordo com as Matrizes de Eficiência do sistema Epimed Monitor, que utilizam os parâmetros de taxa de mortalidade padronizada (TMP) e de taxa de utilização de recursos padronizada (TURP), ambas ajustadas à gravidade do paciente:
“O certificado de UTI Eficiente é motivo de orgulho para o HBSC, pois garante que estamos prestando um serviço de qualidade à comunidade de Farroupilha e região”, reforça a médica intensivista Caroline Viezzer.
Superintendente do Hospital São Carlos, Janete Toigo ressaltou a importância de novamente receber este selo, tendo em vista a retomada que o hospital teve nos últimos anos, quando esteve com sérios problemas financeiros:
“Pra nós é motivo de orgulho; A equipe disciplinar se sente muito agradecida por todo empenho do trabalho em um hospital quem em 2017 ia fechar as portas pelo alto individamento e sucateamento que nós tivemos aqui dentro e agora estar recebendo um selo e estar concorrendo com as melhores UTI’s do Brasil, significa que a gente ressurgiu das cinzas, fomos verdadeiras fênix na área hospitalar, o que não é nem um pouco fácil, é praticamente uma missão impossível mas com o empenho de todo mundo e a ajuda da comunidade maravilhosa, a gente conseguiu superar muitas crises”, avaliou Toigo.
Novos leitos
A solenidade marcou também a entrega de quatro novos leitos para a UTI II do HBSC. Agora, as UTIs I e II, somadas, contam com 20 leitos, disponíveis para convênios e SUS. Os espaços são equipados com aparelhagem de última geração, garantindo um monitoramento constante dos pacientes. Os novos leitos são mais espaçosos, buscando oferecer conforto a quem estiver precisando de cuidados intensivos, bem como condições de trabalho ainda melhores à equipe.