TRADICIONALISMO

Pela primeira vez, Caxias do Sul vai sediar geração e distribuição da Chama Crioula

Essa é a primeira vez que a Chama Crioula será acesa na 25ª Região Tradicionalista e depois distribuída para todas as regiões do RS, marcando o início das atividades da Semana Farroupilha

Foto: Ícaro de Campos / Divulgação
Foto: Ícaro de Campos / Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, promoveu nesta quarta-feira (21/05) uma reunião preparatória para a 76ª edição da Geração e Distribuição da Chama Crioula, evento que vai ocorrer no município nos dias 15 e 16 de agosto. Essa é a primeira vez que a Chama Crioula será acesa na 25ª Região Tradicionalista e depois distribuída para todas as regiões do Estado, marcando o início das atividades da Semana Farroupilha. O Prefeito Adiló Didomenico recepcionou os participantes em seu Gabinete.

Estavam presentes na reunião os organizadores do evento: representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da 25ª Região Tradicionalista e dos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha. Nova Pádua e Nova Roma do Sul também fazem parte da 25ª RT mas não estavam presentes. A expectativa é que em torno de 2 mil cavaleiros participem do evento em Caxias, com o objetivo de fortalecer os municípios da região e também celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no RS.

O Significado da Chama Crioula

O acendimento da Chama é um momento simbólico que representa o espírito Farroupilha e a cultura gaúcha. Após o acendimento, a Chama é levada para todos os Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul. A centelha da Chama se mantém acesa durante toda a Semana Farroupilha, simbolizando a união e o orgulho gaúcho.