Comportamento

Pavimentação do trecho da Estrada Velha, em Flores da Cunha, está quase pronta

A obra teve inicio em setembro de 2020

Foto: Antonio Coloda / Rádio Amizade 89.1 FM
Foto: Antonio Coloda / Rádio Amizade 89.1 FM

Os trabalhos de asfaltamento do trecho em território florense da chamada Estrada Velha, que liga Caxias do Sul a Flores da Cunha, iniciados há pouco mais de um ano se encontram na fase final. Dos 4,4 quilômetros previstos, restam 700 metros para receberem a camada asfáltica. A obra teve inicio em setembro de 2020 pela empresa CCN – Construtora Centro Norte Ltda. de Vila Maria.

O contrato assinado em agosto de 2020 previa finalização em abril deste ano, numa extensão de 3,3 km. No entanto, a atual administração promoveu um aditivo no contrato ampliando em mais 1,1 km a pavimentação do trecho, até a divisa com Caxias do Sul, no entroncamento de um dos acessos a localidade Nossa Senhora das Dores (Doloratta). São justamente esses 700 metros em território de Flores da Cunha que ainda restam para os trabalhos de pavimentação serem concluídos, o que deverá ocorrer nos próximos dias.

O valor da obra está orçado em R$ 5.375.341,51, sendo R$ 4 milhões do Governo Federal. A Estrada Velha, que na década de 1920, era a principal ligação entre Flores da Cunha e Caxias do Sul, tem 12 km de extensão, sendo 5,8 km em território florense. Com a construção da ERS-122, em 1980, a via passou a ser secundária. O trecho caxiense, de 2,7 quilômetros, entre a barragem da Maestra e a comunidade de Nossa Senhora das Dores (Doloratta), recebeu a pavimentação em 2012, por meio da segunda etapa do Programa de Asfaltamento do Interior (PAI).

Por: Antonio Coloda / Rádio Amizade 89.1 FM