O projeto de revitalização previsto para a Rua Pedro Grendene em Farroupilha teve sua suspensão confirmada, após o Tribunal de Contas da União solicitar uma revisão na planilha orçamentária. Um reajuste deverá acontecer no projeto para abertura de uma nova licitação e as melhorias serem realizadas de forma mais simples.
A reportagem do Grupo RSCOM conversou com o secretário de Gestão e Governo Rafael Gustavo Portolan Colloda, em que o mesmo explica o porque da suspensão do projeto inicial:
“Nós tivemos duas licitações, sendo que a primeira deu deserta e a segunda ela daria deserta também, ou seja, não houveram empresas interessadas em participar. Apesar do volume de recursos parecer vultoso, as empresas entenderam ali que não seria interessante para elas realizarem essa obra, porque entendem que estaria abaixo do valor que elas poderiam praticar. Na quinta-feira passada, houve um contato do Tribunal de Contas solicitando explicação em relação a planilha orçamentária. Então, na sexta-feira que seria o dia da licitação, se resolveu suspender para revisão dessa planilha. Suspensa a licitação, houve um contato com o presidente do Comitê Gestor comunitário Daniel Bampi, e o município se colocou a disposição para fazer uma obra mais simples no local, sendo que a mesma já estava previsto pela administração” destaca Colloda.
A administração municipal deverá atualizar e reformular o projeto para abrir uma nova licitação e definitivamente conseguir realizar a obra de forma mais moderada.
“O município queria muito que acontecesse a obra da forma que ela foi conseguida. Porque ela seria uma entrada para o município com melhorias também para o passeio público, melhorias na iluminação, na arborização, e tanto que o executivo se preocupou em mandar um projeto de lei para a Câmara, depois se transformou em Lei, pedindo autorização para custear as obras, mesmo nos terrenos particulares, para evitar ônus para os cidadãos. Mas como isso não foi possível, e como aconteceram os movimentos que aconteceram, a gente tem que estar atendo aos sinais e recuar diante de uma situação dessas, para fazer algo mais simples” finalizar Colloda, expondo o desejo e esforço que a Prefeitura de Farroupilha fez para que a obra fosse realizada.