O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) finalizou cerca de 90% do asfalto no trecho em obras da ERS-373, entre Gramado e Santa Maria do Herval. Com o asfaltamento, a rodovia poderá servir de alternativa aos condutores, encurtando em 20 quilômetros o caminho entre as regiões Metropolitana e das Hortênsias. As obras iniciaram em janeiro de 2022.
Além do asfaltamento – cuja conclusão está prevista para o final do ano – o cronograma dos serviços prevê, ainda, a restauração do trecho antigo da ERS-373, com sete quilômetros já pavimentados.
Dos 10,2 quilômetros que faltavam ser pavimentados, nove estão prontos. Os segmentos em que o asfalto já foi implantado ficam entre os km 6,2 e 12,5; do km 5,9 ao 3,8; e do 3,5 ao 2,9. Mais de R$ 30 milhões do governo do Estado foram investidos até o momento nos trabalhos.
“Estamos muito perto de comemorar a entrega desta obra que impulsionará significativamente o turismo no Rio Grande do Sul”, ressalta o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “A pavimentação da ERS-373 não só proporcionará uma rota mais ágil a Gramado, como também favorecerá a economia de Santa Maria do Herval, sobretudo a produção de gêneros agrícolas”, projeta.
Leia também: Dnit vai duplicar a BR-116 no trecho da ‘Rota Romântica’ no Vale do Sinos
As obras da terceira pista na BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo estão longe de terminar, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já se mobiliza para dar continuidade às melhorias de mobilidade na rodovia federal que cruza o Vale do Sinos.