Comportamento

Parceria com fundações seleciona coordenadores regionais de Educação no RS

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governo estadual buscará os profissionais mais qualificados para comandar as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) por meio de seleção. Para viabilizar a seleção, um acordo de cooperação será realizado com a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações. A parceria, que não terá custos para o Estado.

A primeira etapa consiste na divulgação, para o público, do edital, que deve ser publicado nas próximas semanas. Qualquer cidadão terá direito de se inscrever para participar do processo seletivo, não sendo necessária experiência na área de educação.

A segunda etapa consiste na análise de currículo, e a terceira, em testes de liderança e de capacidade de gestão de pessoas.

A última etapa, que envolve entrevistas, culminará na pré-seleção de três candidatos. O governador, por fim, escolherá aquele que entender ser o mais apto para o cargo.

Além dos 30 coordenadores regionais de Educação, também serão escolhidos gestores para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag): um coordenador da escola de governo, um diretor de recursos humanos e um subsecretário de gestão de pessoas.

A expectativa do governo estadual é que todo o processo de seleção e de análise dos candidatos seja concluído entre 60 e 90 dias.

Os coordenadores regionais ficam encarregados da aplicação das políticas públicas definidas pela Seduc e são responsáveis pelas escolas da região em que se encontram. Ao todo, o RS tem cerca de 2,5 mil escolas estaduais.