Comportamento

Palestra sobre a importância das mudas para a produção de uva ocorreu nesta quinta em Nova Pádua

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira, 31 de março, foi realizada a 3ª palestra direcionada aos agricultores paduenses. A mesma integra a programação dos 30 anos de Nova Pádua.

De acordo com o Eng. Agrônomo, mestre em Fitotecnia e analista da Embrapa Uva e Vinho, Dr. Daniel Santos Grohs, da Embrapa Uva e Vinho, na viticultura é preciso um cuidado especial em relação às mudas, uma vez que, diferentemente da produção de grãos, o plantio não é anual. “O agricultor espera que uma vez introduzida no parreiral, a muda evolua e o parreiral seja produtivo por inúmeros anos”, destaca o profissional.

Segundo Daniel, a Embrapa Uva e Vinho está estimulando o aumento da produtividade dos parreirais a partir da melhoria da qualidade das mudas comerciais. “Nos últimos anos estamos estabelecendo um conjunto de práticas que possibilitem a produção da muda ideal. Dentre essas ações, temos qualificado grupos de viveiristas, os quais podemos garantir minimamente a qualidade das mudas produzidas”, frisa o engenheiro.

Para ele, os prejuízos decorrentes de mudas de má qualidade são múltiplos. “Quando as mudas tem baixa qualidade, o parreiral não chega a completar um ano, ou seja, não consegue colher nem a primeira safra. Se o produtor não souber a origem ou não conhecer o viveirista de quem comprou as mudas, ele acabará levando esses problemas para o seu parreiral“, alerta Grohs.

Por fim, Daniel pediu aos produtores que adquirem as mudas de parreira com antecedência de pelo menos doze meses antes do plantio. “Comprar na véspera do plantio é risco de comprar muda de baixa qualidade“, ensina Daniel Grohs.

Além dos produtores, estiveram participando do encontro o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gelson Sonda, o Eng. Agrônomo Enio Todeschini, o Eng. Agrônomo do Escritório da Emater de Nova Pádua, Willian Heintze e o vereador Lino Pecatti.